Home FilmesCríticas Crítica | Os Animais me Distraem

Crítica | Os Animais me Distraem

por Luiz Santiago
124 views

estrelas 5

Isabella Rossellini esbanja inventividade e humor em seu média-metragem Os Animais me Distraem (2011), filme em que a atriz e diretora assume sua paixão quase neurótica por bichos. Um caráter multimídia emana do filme, que é composto por animações, arquivo de fotos, filmes em Super 8 e 16mm, descoloração, e um delicioso humor fantástico.

O roteiro mixa o evolucionismo darwinista aos depoimentos da atriz-diretora, suas visitas a amigos e lugares, suas confissões e demonstrações engajadas como defensora dos animais. À primeira vista, não parece um filme muito interessante de se ver, e dificilmente eu o escolheria dentre os que estão na 35ª Mostra SP, não estivesse ele em uma sessão dupla com o documentário A Viagem Maravilhosa. Mas desde o início do filme, é impossível não deixar de lado o pré-conceito sobre o tema e regozijar com o que vemos na tela.

A diretora caminha por diversos modos de abordagem, passando do núcleo familiar individual para um núcleo composto pelos filhos, depois pelos bichos, pela aparição de Darwin em uma TV, pela conversa travada entre eles.

Junto ao tema central, a denúncia aos maus tratos dados aos animais é um dos pontos que fazem desse filme uma joia rara, porque não se fixa apenas no humor espirituoso, mas parte para o impulso à mente do espectador. No fim das contas, somos apresentados como seres diminutos num universo de outros seres vivos, e se vemos grandeza no universo, decerto, partilhamos dela ao lado de suas criaturas, sejam elas um peixe, um gato, um rato, um cão.

Os Animais me Distraem é um filme muitíssimo bem dirigido, editado e escrito. É realmente louvável o trabalho realizado por Isabella Rossellini neste média-metragem. Me lembrou um pouco a personificação dos objetos tão cara a Agnès Varda. E a comparação é legítima.

Embora esse não seja o primeiro filme dirigido por Rossellini, parece-me que ela, enfim, encontrou o seu caminho na direção. A prova é esse filme maravilhoso.

Os Animais me Distraem (Animals Distract Me, EUA, 2011)
Direção: Isabella Rossellini
Roteiro: Isabella Rossellini e John Bohannon
Elenco: Isabella Rossellini, Campbell Scott, Mario Batali, Fabrizio Ferreri, André Leon Talley, Grant Schaffer, Ona Grandey
Duração: 50 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais