Home QuadrinhosOne-Shot Crítica | O Que Aconteceria Se… Galactus Transformasse a Vampira?

Crítica | O Que Aconteceria Se… Galactus Transformasse a Vampira?

Blá, blá, blá...

por Luiz Santiago
1,5K views

O que dizer de uma história que funde os poderes do Surfista Prateado com a energia da Vampira? Pois bem, o enredo de Ann Nocenti em What If…? Galactus Transformed Rogue? nos oferece algo que, à primeira vista, soa quase mítico (e muito interessante!), mas logo se revela absurdo, rapidamente se perdendo num caminho metafórico sobre a Arca de Noé que deixa a trama difícil de gostar ou levar a sério. A ideia da Vampira inexperiente e cheia de moralismo cru, agora transformada na arauta de Galactus, tentando salvar planetas do destino cruel que o Devorador de Mundos lhes reserva, soa como uma lição simplória, jogada na cara do leitor sem muita cerimônia. É quase como se quiséssemos extrair sabedoria de um provérbio mal elaborado e repetitivo, que nos deixa mais frustrados do que iluminados.

O problema principal talvez seja como o roteiro simplesmente não sabe o que fazer com Anna Marie. Em sua encarnação na Terra-TRN1521, ela se apresenta cheia de energia, mas é insanamente chata e desprovida de qualquer magnetismo emocional que poderia justificar sua transformação radical. O uso de seu sotaque sulista — algo que eu particularmente não aprecio na personagem — é desgastante, tornando-a, para mim, mais irritante do que qualquer outra coisa. A falta de profundidade em suas reflexões, somada a uma narrativa que insiste em jogá-la de um lado para outro sem qualquer senso de foco (com direito a uma participação estranhíssima do Vigia), reforça a sensação de que estamos lendo algo que não se preocupa em nos envolver, mas apenas em cumprir sua premissa bizarra.

Em outras circunstâncias, a arte de Stephen Byrne talvez pudesse acrescentar algo ao quadrinho, mas, infelizmente, até os traços do artista, combinados às cores de Dono Sánchez-Almara, falham em animar o leitor. A paleta cósmica, que deveria deslumbrar, apenas parece reiterativa. Enquanto lia, eu não via a hora da edição acabar. E quando ela finalmente terminou, eu me perguntei, mais uma vez, por que ainda perco o meu tempo com essas palhaçadas.

O Que Aconteceria Se… Galactus Transformasse a Vampira? (What If…? Galactus Transformed Rogue) — EUA, 22 de janeiro de 2025
Roteiro: Ann Nocenti
Arte: Stephen Byrne
Arte-final: Stephen Byrne
Cores: Dono Sánchez-Almara
Letras: Travis Lanham
Editoria: Martin Biro, Tom Brevoort
25 páginas

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais