Home QuadrinhosArco Crítica | O Departamento da Verdade – Vol. 1: O Fim do Mundo

Crítica | O Departamento da Verdade – Vol. 1: O Fim do Mundo

por Kevin Rick
1,5K views
O Departamento da Verdade

Escrita por James Tynion IV, famoso pelo trabalho no universo do Batman na Nona Arte, O Departamento da Verdade parte de uma premissa extremamente interessante, apesar de ser um pouco batida, sobre teorias da conspiração. Ideia esta que é bastante retratada nos EUA, numa forma de obsessão dos americanos a respeito do assassinato de JFK, Área 51, morte do Elvis Presley, o suicídio recente de Jeffrey Epstein, o pouso na Lua, entre centenas – possivelmente milhares – de outras teorias conspiratórias. A forma como o autor se desvencilha de outras obras com essa premissa se baseia no sentido de abraçar todas elas, dando um toque de sobrenatural ao transformar a realidade da HQ em algo completamente subjetivo, já que as teorias da conspiração ganham vida à medida que um grande número de pessoas acreditam no absurdo. É um artifício muito bem executado pois cria uma atmosfera surreal e praticamente ilimitada para Tynion expandir a narrativa.

Para manter a realidade da ordem mundial em xeque, somos apresentados ao Departamento da Verdade, uma espécie de MIB das teorias da conspiração, responsável por monitorar e destruir especulações ridículas como a existência de alienígenas Reptilianos que comandam o mundo ou terraplanistas, que terminam por ser perigosos ao literalmente criar monstros extraterrestres e bordas para a Terra com suas crenças. Obviamente que uma organização antagônica está em ação, chamada Black Hat, com intuito de expor como humanos podem remodelar a realidade a seu bel prazer ao simplesmente acreditar em algo; e no meio da batalha milenar, temos Cole Turner, que a despeito de ser um agente federal, funciona na trama como o típico homem ordinário descobrindo o fantástico.

Além da intrigante premissa, Tynion concebe uma amálgama de gêneros ao nos situar em um universo absurdo com uma pegada de horror, sci-fi e policial, à medida que a estrutura assume o estilo procedural de séries de detetive, entregando o caso da conspiração da semana para Cole e sua parceira veterana Ruby, chefiados por Lee Harvey Oswald – o famoso Lee mesmo, considerado assassino do JFK até que se prove o contrário. Todavia, a mescla de gêneros tem o solene propósito de servir ao grande foco do roteiro: crítica/comentário social. Várias das teorias da conspiração apresentadas são sobre situações políticas, reprovando várias decisões governamentais americanas, além de uma atenção concentrada na forma como a sociedade atual absorve a falta de informação, as famosas fake news, desafiando o senso comum.

O Departamento da Verdade

O grande fator decisivo para gostar ou não desta HQ reside na recepção do leitor da arte, que eu, particularmente, adorei. O estilo abstrato assumido por Martin Simmonds é um perfeito exemplo de entender a história e transpor da melhor forma possível o ideal do autor na ilustração. O visual abstrato e borrado expandem a atmosfera narrativa de estranheza, mistério e transformação constante da realidade. Existe até um quê noir na arte de Simmonds, com muitas sombras, bastante estilizado mesmo, além de sustentar muita criatividade quando o fantasioso adentra a história com criaturas demoníacas e seres alienígenas. É um estilo único e distinto que definitivamente afastará um grande número de pessoas, mas é, inegavelmente, o perfeito casamento com a escrita de Tynion.

O Departamento da Verdade é uma obra sobre… bem… a verdade, mas não necessariamente a verdade absoluta, e sim aquela que criamos através da desinformação, achismo, alienação, crenças e pensamentos fantasiosos. Tynion nos entrega um thriller de espionagem com ares de uma série de detetive procedural com a já citada abertura completa do absurdo, assumindo aqui um caráter extremamente político e social. O primeiro volume, O Fim do Mundo, é uma ótima introdução para o subjetivismo e as metáforas do autor, com a grande ajuda imersiva da arte de Simmonds. A editora Image Comics se encontra com mais um sucesso na sua lista interminável de HQ’s sensacionais.

O Departamento da Verdade – Vol. 1: O Fim do Mundo (The Department of Truth – Vol. 1: The End of the World) – EUA, 2021
Contendo: The Department of Truth #1 a 5
Roteiro: James Tynion IV
Arte: Martin Simmonds
Letras: Aditya Bidikar
Editora original: Image Comics
Data original de publicação: 24 de fevereiro de 2021
144 páginas

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais