Anualmente, no período próximo aos festejos natalinos, os serviços de streaming disponibilizam um painel variado de filmes, séries e minisséries que abordam a temática natalina, um subgênero do drama e da comédia que possui retorno garantido diante do público. Interessante observar que muitas destas produções reciclam os mesmos velhos clichês de sempre, mas ainda assim, possuem muita aderência. Conectados com a máxima “é porque os clichês funcionam”, os realizadores nos apresentam muitas narrativas com abordagens já bastante batidas, mas que cativam, emocionam e trazem em seus desenvolvimentos um manancial de reflexões. É este o caso na norueguesa Nevasca de Natal, lançada em 2022 para os assinantes da Netflix. Com personagens envoltos em histórias de fácil identificação, estas figuras ficcionais adornadas por muita humanidade permitem que nós, do lado de cá da tela, observemos as suas jornadas e fiquemos pensativos sobre como muito de nossas personalidades estão ali projetadas. E, é nessa relação de identificação que está assegurado o sucesso da minissérie.
Com roteiro de Lars S. Christensen, Nevasca de Natal investe sabiamente em seis episódios na média dos 35 minutos de duração. A estrutura básica de sua trama é simples: uma nevasca atinge a região do aeroporto de Oslo e muitos passageiros a caminho de seus compromissos natalinos precisam passar a véspera do feriado por ali, haja vista a impossibilidade de voar. Neste cenário, tais figuras ficcionais começam a repensar as suas vidas, balizando atitudes, escolhas, planos para o futuro, em suma, tudo aquilo atribuído ao período natalino, por convenção, uma época para renovação de votos de todo tipo. Perdidos em suas vidas conturbadas por motivações diversas, os personagens buscam uma redenção que nem mesmo sabem que necessitam. E, nesta jornada de situações inesperadas, realizam trocas importantes.
Aqui, temos uma cantora pop no auge de sua carreira, mas cansada da vida sem privacidade e de algumas exigências da fama. Assim, desconta suas angústias na produtora, receptáculo do mau humor da celebridade. Um homem maduro com sérios problemas de ordem financeira aceita o trabalho como Papai Noel para quitar as suas dívidas e melhorar a projeção de vida futura. Um pianista em decadência na carreira se frustra com a impossibilidade de viajar na área VIP do avião, tendo que se conformar com as agruras da sua atual condição social. Uma mãe sem dinheiro tenta levar o filho, com uma doença grave e rara, para realizar uma cirurgia nos Estados Unidos. Um barman com consideráveis problemas de saúde precisa revisar o que ainda resta para os próximos anos de sua vida. Uma criança, atarantada, observa os pais que não conseguem mais se comunicar, constantemente em crise. E, além de outras histórias, ainda temos um cachorro perdido. Todos, de alguma maneira, encontram o que precisam no desfecho.
Ademais, para fazer os espectadores mergulharem no clima natalino, a equipe técnica de Nevasca de Natal capricha na composição estética dos seus episódios. Sob a direção de Per Olav Sorensen, o design de produção de Mie Gjersen Hansen cuida de cada espaço por onde os personagens atravessam, reforçando o clima natalino com os adereços de uma frondosa direção de arte, bem como cenografia preocupada com detalhes. A abundância da cor vermelha, símbolo máximo da paleta natalina, juntamente com as luzes que piscam incessantemente pelos ambientes escurecidos diante nevasca, contribuem para um clima de acolhimento, sensação de aquecimento diante do fenômeno meteorológico que transformou a jornada de todos em um momento inesperado. A direção de fotografia assinada por Hallgrim Haug é outro setor que acerta em cheio, milimétrica na captação da aproximação ou do distanciamento da emoção com seus movimentos e planos equilibrados. Por fim, a trilha sonora de Peter Baden também cumpre todos os requisitos para fazer da minissérie uma narrativa sonoramente atraente.
Em linhas gerais, uma produção envolvente e com mensagens edificantes, sem adocicar demais ou forçar a barra excessivamente, como é comum em tramas sobre a magia do Natal.
Nevasca de Natal: Minissérie Completa (A Storm for Christmas, Noruega – 2022)
Desenvolvimento: Per-Olav Sørensen
Direção: Per-Olav Sørensens
Elenco: Ida Elise Broch, Eric Curtis Johnson, Maibritt Saerens, Jan Gunnar Røise, Jon Øigarden, Ariadna Cabrol, Valter Skarsgård, Ravdeep Singh Bajwa, Thea Sofie Loch Næss
Duração: 30 min. por episódio (06 episódios no total)