Home Colunas Crítica | Mr. Show with Bob and David – 1X01: The Cry of a Hungry Baby

Crítica | Mr. Show with Bob and David – 1X01: The Cry of a Hungry Baby

Fraco começo de um grande show de comédia.

por Kevin Rick
893 views
Bem-vindos ao Plano Piloto, coluna dedicada a abordar exclusivamente os pilotos de séries de TV.

Número de temporadas: 4
Número de episódios: 30
Período de exibição: 03 de novembro de 1995 até 28 de dezembro de 1998
Há continuação ou reboot?: A série ganhou uma nova versão chamada W/ Bob and David na Netflix, em 2015.

Antes de qualquer coisa, gostaria de dizer que esta nota não reflete a qualidade e o legado da série Mr. Show with Bob and David. O show de esquetes foi lançado na HBO nos anos 90, quando o canal ainda estava encontrando sua identidade com seriados de comédia e drama diversos da televisão aberta, como The Larry Sanders ShowOz e, claro, Família Soprano. É difícil entender o impacto de Mr. Show with Bob and David aqui no Brasil considerando que a obra nunca alçou uma audiência global como Saturday Night Live, mas o seriado tem um legado enorme para a comédia de esquetes nos EUA, influenciando grandes comediantes de hoje como Jordan Peele, Keegan-Michael Key, Fred Armisen e Nick Kroll.

Infelizmente, o primeiro episódio não é um dos melhores trabalhos dos criadores David Cross e Bob Odenkirk – que, durante décadas, trabalhou apenas com comédia, seja escrevendo para talk shows, seja se apresentando em sitcoms e shows de esquetes, antes do seu sucesso mundial com Breaking Bad e Better Call Saul. Aqui, o duo nos apresenta uma série de segmentos cômicos que se interligam, normalmente com uma veia surreal e absurda, claramente inspirada no trabalho do grupo britânico Monty Python, mas com uma abordagem de humor tipicamente americana em piadas um tanto bobas e triviais.

O que mais me admira no episódio é o formato. Cross e Odenkirk fazem transições entre apresentações ao vivo em frente de uma audiência e segmentos pré-gravados, criando uma mistura muito interessante de esquetes em termos de montagem e até direção criativa (algo raro nesse tipo de linha cômica, considerando que normalmente temos apenas uma câmera estática filmando as vinhetas). O começo do episódio, por exemplo, parece um simples stand-up, mas quando Cross e Odenkirk conversam com a audiência, temos personagens sendo interpretados por eles mesmos assistindo a apresentação, com a edição indo e voltando do palco para as mesas com os comediantes conversando com seus próprios personagens.

Temos outros momentos inventivos, como a câmera sendo levada para o lado do palco para focar em um dos comediantes enquanto o outro conta uma piada, e principalmente a cena em que David Cross simplesmente interrompe a apresentação para tirar sarro da HBO, do cenário e do orçamento da obra. São escolhas aparentemente simples, mas é preciso entender que é algo bastante diferente para o contexto da época nos EUA, onde esquetes ainda seguiam certas regras, não muito diferente das limitações que vemos aqui no Brasil em obras como Zorra Total.

O grande problema do piloto é simplesmente o fato das piadas não serem muito boas. Odenkirk e Cross ainda parecem desconfortáveis no palco, pecando em delivery timing com a audiência tendo risos tímidos ao longo das apresentações. O humor também vai muito para esse lado bobão e paspalhão, com personagens estúpidos que não sabem falar direito ou têm vozes estranhas, algo que normalmente não me entretém. Tem um segmento, por exemplo, onde os personagens fazem barulhos com a boca, algo que me parece inspirado nas bizarrices de Andy Kauffman, mas que acaba sendo mais cansativo do que divertido.

O ponto alto do episódio é o segmento final com Ronnie, um caipira que é constantemente preso, com suas capturas sendo televisionadas. É uma típica paródia da cultura redneck e de reality shows, proporcionando bons momentos, mas com piadas faltando um punch-line ou mais sarcasmo. Em suma, Mr. Show with Bob and David ainda não estava no ponto que chegou em anos posteriores, com Cross e Odenkirk aperfeiçoando seu tipo de humor para o formato criativo da série, mas já é possível identificar conceitos e ideias de uma das melhores séries de esquetes já feitas.

Mr. Show with Bob and David – 1X01: The Cry of a Hungry Baby – EUA, 03 de novembro de 1995
Criação: Bob Odenkirk, David Cross
Direção: John Moffitt, Troy Miller
Roteiro: Bob Odenkirk, David Cross
Elenco: Bob Odenkirk, David Cross
Duração: 28 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais