Home TVEpisódio Crítica | Mayans M.C. – 3X07: What Comes of Handlin’ Snakeskin

Crítica | Mayans M.C. – 3X07: What Comes of Handlin’ Snakeskin

por Ritter Fan
1,7K views

  • Há spoilers. Leia, aqui, as críticas dos demais episódios.

You Can’t Pray a Lie definitivamente foi um tropeção na 3ª temporada de Mayans M.C., mas a grande verdade é que What Comes of Handlin’ Snakeskin, o terceiro episódio seguido dirigido por Elgin James, não é lá também um grande retorno à forma. De sua própria maneira atabalhoada e surpreendentemente leve, o capítulo anterior serviu para iniciar a guerra civil entre os grupos dos Mayans graças à ambição de Bishop, despertada por EZ, de se tornar o único rei da região e este episódio vem para desenvolve-la.

O objetivo primordial de Bishop e seu grupo é vingar-se de Ramos, como o mandante do atentado de EZ, mas localizá-lo não é fácil, o que exige alguns talvez muito bem dados espancamentos e um encontro, em um motel, com o seção de Oakland para uma tentativa de união. E é nesse ponto que surge o maior estranhamento do episódio. Mesmo que o líder dos Mayans de Santo Padre esteja cego de ambição e não consiga pensar direito, temos que lembrar que todo mundo menos Coco está por ali e praticamente todos ouvem o líder do pessoal de Oakland aceitar o acordo proposto, acordo esse que muito obviamente ele não tinha intenção alguma de honrar. O fato de o roteiro de Bryan Gracia ter artificialmente decidido que ninguém sequer levantaria uma nesga de dúvida sobre o sujeito é algo que me incomodou profundamente.

Por outro lado, gostei da forma visceral como o grande (mas não tanto) momento de ação foi trabalhado, com uma fotografia escurecida e estilo documental de câmera na mão que coloca o espectador em meio às diversas pancadarias que ocorrem pelo motel, com a montagem transicionando bem entre os núcleos. Claro que as sequências que preludiaram a briga, com EZ primeiro filosofando com o estagiário de proporções avantajadas e, depois, conversando melosamente com Gaby já cantaram as pedras do evento, seja com o prospect matando um Mayan inimigo, seja com EZ, em seguida, executando Ramos com o uso de sua influência sobre o policial corrupto que ele ganhara na temporada anterior e cuja carta foi inteligentemente usada aqui. Só não gostei do fato de Ramos ter escolhido o lugar de parada do carro e EZ estar providencialmente por ali, mas acho que consigo fechar os olhos para isso.

Fora da narrativa principal, temos Coco chegando, ao que parece, no fundo do poço. Não creio que ele tenha morrido de overdose como sua filha, em um justificado arroubo de raiva, disse que queria que acontecesse, pois creio que há ainda uma boa história para ser contada ali, seja com ele tendo que encarar seus pares no clube, seja com a vingança deles contra os hippies liderados pelo vilanesco Isaac. Será interesse ver se haverá redenção para Coco, ainda que eu não consiga enxergar outro caminho que não sua morte, talvez em um ato heroico salvando a filha ou coisa assim, já que, tenho para mim, o personagem merece algo nessa linha.

Do lado de Adelita, agora sim vemos seu efetivo retorno. Depois de resgatar “Ratoncita”, ela ouve seu relato do que aconteceu com Los Olvidados depois de sua prisão, e decide retornar ao quartel-general para deflagrar o que poderia ser chamado de uma, uhuuum, transição de poder. Livre do agente da corrupção dentro do grupo e colocando as crianças e adolescentes em linha, quer parecer que Adelita tem a intenção de reconstruir seu grupo revolucionário e potencialmente entrar em rota de colisão – mais uma vez – com o Cartel Galindo. Resta saber como, para além da conexão dela com Angel, essa história mantida separada do todo, retornará ao seio da narrativa principal, mas ainda há tempo para isso.

What Comes of Handlin’ Snakeskin é, em comparação com o episódio imediatamente anterior, um alívio e, mais do que isso, um sinal de que a temporada não se perdeu. No entanto, é curioso como Elgin James não parece estar conseguindo reverter aos momentos de tensão que ele magistralmente construiu até o quinto episódio, deixando a história ficar um pouco à deriva justamente quando ele tinha que começar a unir as pontas para levar a um encerramento digno, especialmente se o fim da temporada for o fim da série como e desconfio que será em razão da compra da Fox pela Disney.

Mayans M.C. – 3X07: What Comes of Handlin’ Snakeskin (EUA – 20 de abril de 2021)
Showrunner: Elgin James
Direção: Elgin James
Roteiro: Bryan Gracia
Elenco: J.D. Pardo, Sarah Bolger, Clayton Cardenas, Michael Irby, Carla Baratta, Richard Cabral, Raoul Trujillo, Danny Pino, Edward James Olmos, Emilio Rivera, Emily Tosta, Sulem Calderon, JR Bourne
Duração: 48 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais