Número de temporadas: 23 (!)
Número de episódios: 504
Período de exibição: 20 de setembro de 1999 – presente
Há continuação ou reboot?: Não, mas a série faz parte do “Universo Compartilhado Law & Order“.
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Law & Order: Special Victims Unit, ou SVU, segunda série e primeiro spin-off da longeva franquia Law & Order, acabou se tornando a obra mais longa e popular do universo policial-investigativo procedural criado por Dick Wolf. Curiosamente, a despeito da popularidade e o contínuo alto número de audiência que não deixa a série terminar, SVU infelizmente perdeu bastante qualidade ao longo de suas 23 temporadas, inclusive recebendo um certo desdenho em meio aos fãs da franquia. Vendo alguns episódios recentes aleatórios, é possível notar como a obra está, digamos, cansada, algo esperado dado as mais de duas décadas no ar. No entanto, ao assistir o piloto, Payback, podemos ver o auge que fez a série ser tão querida e adorada.
Para apresentar a premissa, cito a introdução da série com a icônica narração de Steven Zirnkilton: “No sistema de justiça criminal, crimes sexuais são considerados especialmente hediondos. Na cidade de Nova York, os dedicados detetives que investigam esses crimes são membros de um esquadrão de elite, conhecido como Unidade de Vítimas Especiais. Esta é a histórias deles“. Dentre os vários personagens da série, o piloto foca na dinâmica dos detetives Elliot Stabler (Christopher Meloni) e Olivia Benson (Mariska Hargitay) enquanto investigam o caso de um taxista que foi assassinado, restando indícios de um possível crime sexual para a unidade.
O primeiro aspecto que salta aos olhos no episódio está na maneira que a direção mergulha o espectador no frenesi de Nova York. Mesmo com uma dieta de interrogatórios, trabalho policial de mesa e vários momentos de conversação entre Stabler e Benson, a série parece sempre acompanhar o ritmo frenético do dia-a-dia da metrópole. Vemos isso na parte musical ambiente do episódio, com buzinas, telefones tocando e outros sons diários como pratos de comida sendo servidos, todos conduzindo o trabalho investigativo da dupla. A montagem segue o mesmo ritmo, cortando abruptamente entre um bloco e outro, em que o enredo não oferece pausas ou respiros narrativos.
O piloto já começa com a cena do crime, e daí pra frente evita o máximo possível de momentos íntimos que não ocorram na movimentação do trabalho policial. Existe uma espécie de inquietação e sufocamento nesse ritmo agitado, como se estivéssemos vendo um círculo vicioso em constante movimento de uma cidade acostumada com o crime. Nesse aspecto, é agonizante a maneira que o crime é retratado de modo leviano. Por exemplo, quando os protagonistas interrogam uma garçonete dizendo que um cliente diário dela morreu, sua primeira reação não é choque e nem hesitação, ela simplesmente reclama de Nova York e segue pedindo o próximo sanduíche.
É, então, que o caráter repugnante do crime sexual oferece um sentimento perturbador a um ambiente acostumado com o homicídio. E isso impacta a audiência com duplo incômodo. A morte é, de certa forma, digerida, mas não o estupro. E a verdade desconfortante é que, normalmente, somos mais brandos à morte por tiros do que ao crime sexual, por motivos realmente complexos. O episódio segue essa rota provocativa, não apenas desconcertando o espectador com a hediondez do crime, mas diluindo vários dilemas morais.
O “pega” de Payback está no “não escolhemos a vítima”. Ao longo do episódio, descobrimos que o taxista morto era um ex-soldado sérvio que estuprou dezenas de mulheres. Essa situação instiga um debate moral, tanto para audiência quanto para uma emocional Olivia Benson, se o assassinato deste homem horrível merece ser investigado. E muito mais, se as culpadas, provavelmente mulheres em vingança como indicado pelo título, merecem punição. O desenrolar tenso de toda essa investigação dá base ao principal drama de SVU: como esses crimes sexuais impactam o psicológico deste detetives e como essas investigações são menos uma trama detetivesca, e mais um estudo de personagem (e ambiente) em situações impossivelmente perturbadoras.
Law & Order: Special Victims Unit pode ter perdido a mão e constância qualitativa durante sua longa trajetória televisiva, mas o piloto corajoso já demonstra o porquê do gigantesco legado da série. Abordando um tópico complexo da vítima matando o perpetrador, em um contexto histórico do genocídio na Bósnia no início dos anos 90, a série começa de maneira impactante sua jornada sobre como esses casos afetam moralmente, emocionalmente e psicologicamente os detetives desta unidade, e como a audiência é inserida na infeliz rotina frenética do crime nova-iorquino. No final, o caso acaba e o telefone toca. Mais um crime à vista.
Law & Order: Special Victims Unit – 1X01: Payback (EUA, 20 de setembro de 1999)
Criação: Dick Wolf
Direção: Jean de Segonzac
Roteiro: Dick Wolf
Elenco: Christopher Meloni, Mariska Hargitay, Richard Belzer, Dann Florek, Michelle Hurd, Dean Winters
Duração: 44 min.