Home FilmesCríticasCatálogos Crítica | Juntos Novamente

Crítica | Juntos Novamente

por Kevin Rick
1,2K views

Vasculhando os catálogos do Disney+, me deparei com Juntos Novamente, um curta animado sobre um casal de idosos que ganham a juventude de volta na chuva. O cineasta Zach Parrish inicia sua obra apresentando uma metrópole pulsante e dançante, cheio de jovens aproveitando o vigor da idade, e então corta para o senhorzinho rabugento que não quer sair de casa para explorar o mundo e dançar com sua esposa espiritualmente jovial. Assim, a obra, utilizando-se de poucos segundos, estabelece sua temática sobre as frustrações do envelhecimento e a vontade de retornar ao passado.

Apesar de tematicamente simplório, o poder do curta está em como convém seu conteúdo em um animação detalhista que encapsula cada emoção e conflito dos personagens na coreografia, na trilha sonora e, especialmente, na fantasia. Ao trazer um dia mágico em que o casal rejuvenesce na chuva, Zach Parrish cria a perfeita metáfora temporal para o velhinho inconformado (e também para a audiência): o paralelo de realidade e fantasia, em que, através do fantástico, o personagem pode reviver a felicidade corpórea da juventude, mas à medida que a chuva se afasta, a velhice, a frustração de movimentos, a realidade, retornam para a vida do personagem. O tempo e o envelhecimento são inevitáveis.

O fato da sua companheira se manter a mesma pessoa alegre durante a parte mágica, como também na realidade, propicia uma bela mensagem sobre aceitação da idade avançada e, principalmente, sobre se manter jovial e apaixonado no estado de espírito. Limitações da velhice são implacáveis, mas como nos sentimentos por dentro depende apenas de nós mesmos. O desfecho em que a imagem da juventude do casal é refletida na água enquanto eles dançam de forma lenta, mas agora com extremo prazer, reafirma a encantadora mensagem de Parrish.

Com referências à Cantando na Chuvaassim como a acertada escolha do jazz como trilha sonora, Juntos Novamente cria a mesma beleza de contemplar a vida com clássicos (o filme e o gênero musical) para conceber sua própria abordagem moderna de animação visualmente detalhista em cada objeto, cenário e feição dos personagens, entregando o encanto da fantasia em uma viagem por memórias em cada passo perfeitamente coreografado, como também a elegância da vida real, com todos os seus prós e contras. Simples, mas extremamente atemporal. Uma animação sobre e para o poder do estado de espírito.

Juntos Novamente (Us Again) | EUA, 2021
Direção:
Zach Parrish
Roteiro: Zach Parrish
Duração: 7 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais