Home QuadrinhosArco Crítica | Invencível – Vol. 19: A Guerra em Casa

Crítica | Invencível – Vol. 19: A Guerra em Casa

Nem tudo se resolve na porrada.

por Kevin Rick
658 views

Este volume é praticamente um retrato da rotina completamente maluca da família Grayson, com toques de violência, ternura e humor – Eve foi particularmente divertida nas edições. Como tem acontecido nos últimos volumes, o roteiro de Kirkman tem focado bastante na dinâmica do casal protagonista, seu amor, suas desavenças e desventuras. Eu realmente adoro o trabalho dramático do autor com os dois personagens, tanto na tensão de situações como o sequestro de Angstrom quanto nos momentos mais prosaicos – todo o bloco do jantar na Lua é muito gostoso em seus melodramas familiares e tom cômico, com destaque para os momentos entre Mark e Nolan.

Ademais, A Guerra em Casa é outra história sobre diferentes facetas do heroísmo que Kirkman adoro abordar, agora sobre resolver situações sem entrar na porradaria. O discurso de Eve que faz Angstrom retroceder é meio… forçado, mas dita o sentido da narrativa, com situações como o exílio de Thragg, o retorno de Battle Beast e a obsessão de Mark compondo o quadro de diferentes conflitos sendo resolvidos ou não de forma pacífica, assim como as consequências para cada ato. Nosso Invencível continua fazendo escolhas erradas, e continua sendo interessante como o texto tem coragem de se aprofundar no lado falho e arrogante do herói, e seu potencial para vilania.

Apesar de ser uma leitura mais cadenciada e com muita conversação em seus cenários mais ordinários, além de ser um volume que arruma o tabuleiro para muitas situações da reta final da série, a narrativa tem bom ritmo e blocos totalmente frenéticos, passando pelo início angustiante com Angstrom, de longe o vilão mais perigoso da série depois de Conquest e Thragg, e chegando nas reviravoltas da conclusão da história com Robô e Mark noutra dimensão. A única parte da história que me perde um pouco é o conflito com os vilões de lava.

A Guerra em Casa também é uma espécie de alegoria para paternidade e maternidade, em toda a ansiedade e mudança de perspectiva que circula a chegada de um bebê (incluindo aí a estranha relação parental de Amanda). Vai ser especialmente interessante ver como o roteiro lida com Mark se dando conta da sua escolha errada, e também como diabos ele vai fugir daquela situação, além de, claro, Robô assumindo a figura de novo antagonista da série, algo que vem sendo insinuado e finalmente se confirma. Apesar do impacto do gore e do ótimo cliffhanger, o décimo nono volume de Invencível é mais uma história com tom familiar que analisa o mito heróico.

Invencível – Vol. 19: A Guerra em Casa (Invincible – Vol. 19: The War At Home) – EUA, 2014
Contendo:
Invencível #103 a 108
Roteiro: Robert Kirkman
Arte: Ryan Ottley
Colorista: John Rauch, Cliff Rathburn
Letras: Rus Wooton
Editora original: Image Comics
Páginas: 193

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais