Home TVEpisódio Crítica | Halo – 2X06: Onyx

Crítica | Halo – 2X06: Onyx

Uma bagunça.

por Kevin Rick
6,2K views

  • SPOILERS. Acompanhe por aqui, as críticas dos demais episódios da série.

Onyx é um episódio muito esquisito. Por um lado, temos um cliffhanger extremamente interessante que parece finalmente abrir as portas para o Halo e a mitologia deste universo na reta final da temporada, mas o caminho do sexto capítulo até o seu desfecho é tão atrapalhado e inconsistente que é difícil ficar animado para o restante do segundo ano, pelo menos em minha opinião. É como se tivesse algo errado no direcionamento da trama que é até um pouco difícil de explicar, mas vamos lá.

O senso de continuidade no início do episódio é uma bagunça. Rapidamente vemos que Perez e outros soldados estão sendo treinados como Spartans para uma missão suicida, enquanto já temos propagandas sobre a morte de Master Chief como um herói caído, o que parece indicar um pequeno salto temporal, mas logo depois notamos que John ainda está ferido. É muito estranho que essas questões tenham sido resolvidas em elipse e com tanta velocidade, sem muito contexto plausível sobre Kai não estar em Reach e sem lidar com as consequências do genocídio. Para um capítulo com tantos momentos descartáveis, é no mínimo curioso como o roteiristas não destacam os efeitos do ataque Covenant.

As coisas só vão acontecendo no episódio. Kwan fica seguindo uma alucinação, junto de Halsey, o que as leva ao encontro de Miranda; Soren e Laera continuam sua buscar por Kessler, no que é uma subtrama absolutamente inútil e desinteressante dentro do escopo da narrativa principal que estamos chegando; e John decide servir de iscar em um plano mal calculado e sem sentido. Dentro da base, as coisas não melhoram, com Kai derrotando o protagonista e Ackerson simplesmente deixando seu segundo maior inimigo e invasor deitado no chão, com uma equipe de contingência que nunca chega.

Para piorar tudo, a narrativa encontra uma saída safada para a invasão idiota de John ao utilizar a aparição surpresa de Cortana para ajudá-lo, no que é uma das diversas conveniências ridículas ao longo do episódio todo. Até aprecio o fato de termos uma explicação para Cortana ter sido abandonada (ainda não justifica a ingenuidade do inimigo, mas ok), só que o bloco com Makee também é sem direção narrativa com a briga interna que ocorre, ao passo que John encontra o artefato ao mesmo tempo que Makee também toca no outro pedaço.

O desfecho é bacana ao indicar que finalmente vamos interagir mais com o lado deste universo sobre o Halo, mas o caminho até John e Makee tocarem na pedra é incrivelmente ruim, bagunçado, sem direção narrativa e realmente feito nas cochas. Claro que as questões dramáticas sobre a vulnerabilidade de John, Kai e alguns personagens ainda são bem abordadas e ganhamos algumas questões curiosas, como o trabalho que Miranda vinha fazendo, mas os encaminhamentos da trama são fracos demais. Tudo isso definitivamente não me deixa animado para os dois episódios finais, que devem passar mais tempo com a crise existencial de Kai, as visões de Kwan e a busca de Kessler do que com a história principal sobre a guerra. Aguardemos…

Halo – 2X06: Onyx | EUA, 07 de março de 2024
Criação: 
Kyle Killen, Steven Kane
Direção:
Otto Bathurst
Roteiro:
Sarah McCarron
Elenco: 
Pablo Schreiber, Shabana Azmi, Natasha Culzac, Bentley Kalu, Kate Kennedy, Charlie Murphy, Danny Sapani, Christina Bennington, Natascha McElhone, Julian Bleach, Karl Johnson, Hilton McRae, Ryan McParland, Gustavo Chiang, Oladapo Oluwatosin Okunlola, Samuel Tamunotoku Gbobo, Caroline Boulton, Claudius Peters, Danielle Fiamanya, Balázs Csémy, Joseph Morgan, Olive Gray
Duração: 48 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais