- COM SPOILERS. Acompanhe por aqui, as críticas dos demais episódios da série.
Depois da bombástica queda de Reach no episódio passado, Aleria é um seguimento estranho, que acaba quebrando o clímax da batalha. Em síntese, começamos o episódio do mesmo ponto, com a equipe tentando fugir junto da ajuda surpresa de Kwan e Laera. De forma estúpida e corajosa, Riz decide levar o corpo de Vannak, sendo ferida no processo. Chegando ao planeta que dá título ao episódio, John e Riz se recuperam das lesões, enquanto todos lamentam a morte de Vannak e a destruição de Reach. De forma paralela, Soren e Laera procuram seu filho, e Makee tenta persuadir Cortana e Var ‘Gatanai a traírem seus respectivos comandos para buscarem o Halo.
Entendo perfeitamente a razão dos roteiristas quererem fazer uma pausa narrativa depois do conflito contra Covenant. Inclusive aprecio certos caminhos dramáticos aqui, como o tom de melancolia e tristeza em torno da perda e da desolação que os sobreviventes se encontram, bem como alguns confrontos entre os personagens, principalmente John contra Halsey. Também gostei da ideia inicial de finalmente colocar o grupo junto, com Kwan e Soren não tendo mais subtramas separadas da narrativa principal, mas tudo isso acaba sendo jogado no elevador.
Sendo curto e grosso: o episódio é chato e tedioso até não aguentarmos mais. Não estou falando que precisamos de tiro, porrada e bomba a cada cinco minutos, mas o roteiro de Aleria é desprovido de impulsos narrativos que movam a história, criando barrigas ao longo do episódio em diálogos desnecessários e blocos ruins de Kwan e Soren (de novo começando a terem tramas ramificadas…). Termos uma trégua para conhecermos os personagens é algo interessante, mas não da forma redundante e lenta que foi realizada aqui.
O que me incomoda mais é a falta de exploração de mitologia. Esse seria o episódio perfeito para criar algum senso de escala e contexto sobre o Halo, mas John quer vingança, fazendo com que o bloco da irritante Makee seja o único que realmente entrega algum elemento de curiosidade no episódio inteiro ao colocar ela e Cortana em uma missão em conjunto. No fim, ainda temos uma sequência safada que mostra Kai rapidamente, junto do exército da UNSC, algo que poderia ter sido explorado no episódio se tivéssemos menos cenas desnecessárias. Enfim, Aleria vem para estagnar um episódio que poderia se aproveitar muito melhor do clímax de Reach, mas vamos ver se semana que vem a temporada volta aos trilhos.
Halo – 2X05: Aleria | EUA, 29 de fevereiro de 2024
Criação: Kyle Killen, Steven Kane
Direção: Otto Bathurst
Roteiro: Basil Lee Kreimendahl
Elenco: Pablo Schreiber, Shabana Azmi, Natasha Culzac, Bentley Kalu, Kate Kennedy, Charlie Murphy, Danny Sapani, Christina Bennington, Natascha McElhone, Julian Bleach, Karl Johnson, Hilton McRae, Ryan McParland, Gustavo Chiang, Oladapo Oluwatosin Okunlola, Samuel Tamunotoku Gbobo, Caroline Boulton, Claudius Peters, Danielle Fiamanya, Balázs Csémy, Joseph Morgan
Duração: 48 min.