Home Música Crítica | Halloween Kills – Trilha Sonora Original

Crítica | Halloween Kills – Trilha Sonora Original

A jornada musical de John Carpenter para o episódio do meio da nova trilogia Halloween.

por Leonardo Campos
360 views

Assim como Michael Myers é imortalizado, a trilha sonora criada por John Carpenter parece também ser uma profunda fonte de criatividade. Quando os primeiros singles do álbum assinado pelo cineasta em sua posição de compositor começaram a surgir na esteira das semanas que antecederam o lançamento de Halloween Kills: O Terror Continua, não acreditei na possibilidade de algo inovador na revisitação de temas tão relidos desde 1978. A grande surpresa, no entanto, veio com a chegada do filme e, concomitantemente, do álbum produzido, mais uma vez, em parceria com Cody Carpenter e Daniel Davis, responsáveis pelo trabalho com o idealizador deste universo, equipe que se encontrou em Halloween (2018) e no vindouro Halloween Ends, partes integrantes desta nova trilogia, dirigida por David Gordon Green e protagonizada por Jamie Lee Curtis, novamente como Laurie Strode, reencontro triplo com o “bicho-papão” que desde a década de 1970, aterroriza as pessoas com a sua máscara branca e silêncio atordoante.

Aqui, as 20 faixas retomam o clássico tema que não pode faltar, encapsulados num álbum pouco atrativo para colecionadores do meu tipo, pessoas que gostam de estampar o CD na estante, local que funciona como um santuário de músicas que evocam a memória cinéfila. Com sua capa comum, tendo o poster oficial com Michael Myers em chamas, o material físico não é um grande destaque, sendo o seu conteúdo, por sua vez, o mais atrativo. E é óbvio que, numa relação com uma trilha sonora, o nosso maior interesse é mesmo no conteúdo auditivo, desta vez, tão empolgante quanto o trabalho anterior, de 2018. Expandido, o tema do antagonista mascarado é revigorado, tendo o seu icônico modelo minimalista transformado numa variação sinistra, como é de se esperar quando estamos diante da trilha desta rentável franquia slasher. Em 2021, John Carpenter continuou distante das câmeras, mas musicalmente empolgado, haja vista o lançamento de Lost Themes III: Alive After Death, álbum com materiais do passado relidos e readaptados para o contemporâneo. Toda a empolgada afinidade com a música pode ser contemplada na eficiente trilha sonora de Halloween Kills, como veremos adiante.

Em sua abertura, Logos Kills cria a atmosfera soturna por meio de uma faixa devidamente amena, antecipação do clima de terror esfuziante em Main Theme, agora com uma excelente inserção de coro em paralelo com compasso 5/4 do piano, numa aterradora atmosfera “gótica”, bem a “cara” do Dia das Bruxas. Com os sintetizadores mais ampliados, a faixa é reconhecida por todos aqueles que já conhecem o material de base, agora numa nova e assertiva tonalidade. The Myers House replica a faixa homônima de 1978, para dar conta dos numerosos flashbacks responsáveis por inserir os personagens do passado com a narrativa do presente. O tom adequado para o clima em questão continua nas duas notas de First Attack, nos ecos de Let It Burn, na guitarra e nos metais de From The Fire, passagem que de alguma maneira, parece criar um elo com Fuga de Nova York, outro grande clássico do cinema assinado por John Carpenter. Strode at The Hospital, He Appears e Stand Off complementam a sequência, sem deixar que o ritmo se perca em momento algum, culminando no ritmo implacável de Cruel Intentions.

Dentre as melhores faixas da trilha sonora de Halloween Kills, temos a hipnótica Gather The Mob, uma das mais curtas do conjunto, no entanto, eficiente em sua breve passagem. Mais adiante, a calma se estabelece em Frank and Laurie, bem como na melancólica It Needs To Die, faixa mais amena para uma situação nada tranquila no desenvolvimento do filme. A retomada de temas clássicos deste universo vem com Reflections, antecipação dos intensos riffs de guitarra e mixagem de texturas bastante discordantes de Unkillable, canção que parece anunciar que a morte de Michael Myers está mais próxima do que nunca (ledo engano, como sabemos). O tema principal volta em Ends, mas sem antes da entrega de composições na mesma linha de qualidade, dispostas em Payback e Michael’s Legend. Agora, caro leitor, nos basta esperar para saber como os compositores desta nova trilogia pretendem encerrar musicalmente a saga de Laurie Strode e Michael Myers. Que o famoso tema principal estará de volta não há dúvidas, mas será que ainda há espaço para criação de algo sonoramente relevante depois de tanto investimento. A nós, cabe apenas esperar, mas desde já, confesso que sou um otimista.

Halloween Kills (Music from the Motion Picture)
Compositor:
 John Carpenter, Cody Carpenter, Daniel Davies
Gravadora: Sacred Bones Record
Ano: 2021
Estilo: Textura percussiva

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais