Home FilmesCríticasCatálogos Crítica | Green Street (Zelená Ulice)

Crítica | Green Street (Zelená Ulice)

Uma cena de trabalho.

por Luiz Santiago
106 views

Primeiro filme de Vera Chytilová, a grande dama do cinema tcheco, Green Street (ou Zelená Ulice, no original) é um exercício simples de formação universitária. Trata-se de um curta-metragem documental, com a diretora mostrando o seguinte cenário: alguns trabalhadores estão focados em fazer corretamente, de forma rápida e, principalmente, sem interrupção de trajeto, o transporte ferroviário de uma carga de muitas toneladas até a cidade de Praga. 

A cineasta nos dá uma demonstração de esforço localizado, com pessoas acostumadas a esse trabalho. Na tela, exibem-se rostos quase apáticos diante da tarefa, uma postura que, mais adiante, se transformará em frustração, preocupação e, por fim, contentamento, após a resolução de um problema. 

Não há nada de muito intenso acontecendo, no início. A trama é aceitavelmente burocrática, porque exibe algo burocrático: a confirmação detalhada da carga, os ajustes dos vagões do trem, as conversas em código de trabalho entre homens e mulheres envolvidos naquela tarefa, naquele setor. Algo mecânico, mas necessário. Lá pelo final desse primeiro bloco, temos o elemento que gerará a tensão do miolo do curta: o trem não deve fazer nenhuma parada no caminho, pois é possível que não consiga avançar novamente. 

Quando o problema acontece, compreendemos a opção da diretora na apresentação e observamos a tensão dos trabalhadores, afinal, se o trem não puder seguir após a parada imprevista, que forças serão necessárias para colocá-lo em movimento? E quanto tempo isso irá demorar? Em sua unidade, Green Street é um curta sobre um “perrengue de trabalho”, mostrado sob um ponto de vista objetivamente social, prático, valorizando as pessoas envolvidas e, em seu último plano geral, fazendo-nos refletir como em cada lugar, um grupo de pessoas, envolvidas num trabalho coletivo, enfrentam dificuldades corriqueiras. Um simples instantâneo da vida que pode se tornar um ponto de partida fértil de discussão sobre o trabalho.  

Green Street (Zelená Ulice) – Tchecoslováquia, 1960
Direção: Vera Chytilová
Roteiro: Vera Chytilová
Elenco: Milos Kopecký
Duração: 8 minutos

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais