- Há spoilers. Leiam, aqui, as críticas dos demais episódios.
O maior problema de Bent Bird não está localizado no episódio, mas sim na temporada como um todo, mais especificamente na forma como a personagem Molly Cobb, a primeira mulher a pisar na Lua, foi trabalhada a partir do final de Into the Abyss. Ela simplesmente desapareceu nos três episódios seguintes, somente ganhando uma breve menção em Rupture, o capítulo anterior, claramente com o objetivo de reintroduzi-la artificialmente aqui. Ronald D. Moore, já disse antes, não tem conseguido equilibrar bem a manutenção dos personagens em tela, usando-os apenas quando conveniente, o que retira muito da organicidade da história que conta.
Mesmo assim, Bent Bird é um baita episódio que reúne corretamente boas doses de drama, ação e uma chocante reviravolta que quase o transforma em um digno candidato a episódio final de temporada, já que o próximo provavelmente não conseguirá ultrapassá-lo em termos de qualidade, ainda que eu torça para que consiga esse feito para que o primeiro ano de For All Mankind acabe no topo. Dividindo a narrativa em três núcleos, o roteiro de David Weddle e Bradley Thompson (responsáveis pelo outro melhor episódio da temporada, Into the Abyss) continua a abordar a dor de Karen Baldwin pela perda de seu filho, estabelece uma crise na órbita da Terra com a turbina da Apollo 24 se recusando a ligar e, finalmente, coloca Ed Baldwin em uma espécie de “ponto sem volta” em sua trajetória como veterano de guerra e pai que recentemente perdeu o filho, descobrindo o fato não por sua esposa ou amigos, mas sim por intermédio do inimigo.
É particularmente bom ver que a morte de Shane não é algo passageiro apenas para chocar e que reverbera fortemente na estrutura narrativa. Shantel VanSanten continua aproveitando toda a oportunidade possível para mostrar a qualidade de seu trabalho como atriz, convencendo-nos muito facilmente do drama de Karen que leva a personagem a começar a pensar em quem exatamente ela é, passando a entender que talvez ela seja definida por quem está a seu redor – marido, filho e amigos – e não por méritos próprios. Ao procurar o socorro de Wayne, marido de Molly e provavelmente a única pessoa capaz de compreender o que está passando, o roteiro arrisca trabalhar o assunto de maneira expositiva demais, mas a química dos dois personagens (aqueles que ficam!) é gostosa o suficiente, com uma conversa relevante o suficiente para manter o interesse na discussão que têm até o fim.
Em órbita da Terra, a Apollo 24, comandada por Ellen e tendo o veterano Deke e o descendente de chinês Harrison Liu na tripulação, não consegue partir para a Lua em razão do citado problema na turbina, que se recusa a ligar. Uma operação de conserto é montada às pressas, de certa forma adiantando o cronograma da viagem de Tracy como comandante de sua missão, tendo Molly como segunda em comando, mas usando um foguete mais fraco que só permite a chegada até a órbita justamente para que a peça necessária seja substituída. Há pouco tempo para o episódio desenvolver a sequência de ação espacial, já que esse foi o capítulo mais curto até agora, mas o que é mostrado é suficientemente excitante e bem coreografado para nos deixar agarrando o braço da poltrona com toda a força possível. Apesar de Liu ser eliminado sem sequer tornar-se um personagem propriamente dito, o resgate de Molly, literalmente perdida no espaço, me fez lembrar de Gravidade em termos de qualidade técnica e construção de tensão. Algo me dizia que ela dificilmente morreria assim, mas mesmo com isso em mente, a sequência foi tensa e bem trabalhada também em Terra ao enquadrar Margo como uma líder fria e calculista e Gordo como o herói que sempre teve potencial para ter, mas que seus vícios impediam, o que provavelmente o reaproximará de Tracy, que também tem espaço para mostrar seus nervos de aço.
Finalmente, lá na superfície lunar, Ed, torturado pela morte do filho, tenta recompor-se minimamente, somente para dar de cara com um cosmonauta que, na maior cara-de-pau possível, é flagrado utilizando o elevador da base americana para chegar ao fundo da cratera Shackleton. Teria sido esse o objetivo dos russos ao correrem para contar para Ed que Shane estava morto? Um plano maquiavélico para desestabilizar Ed e permitir furto de pesquisa e tecnologia? Esse tipo de paranoia fica esplendidamente plantada não só na mente de Ed, como também do espectador, criando alguns segundos tensos na borda da cratera, mas que logo se mostram anti-climáticos.
No entanto, esse momento é usado como prelúdio para a chegada do cosmonauta à Jamestown, desesperado por ar. Toda a sequência foi magistralmente orquestrada de forma a dar a entender que Ed talvez pudesse chegar à redenção, à algum tipo de expiação de seu sentimento de culpa ao salvar o cosmonauta e, quem sabe, estabelecer algum tipo de laço com ele. Mas esse seria o caminho mais fácil, mais evidente para a série de Moore, e o showrunner elege fazer do título – Pássaro Torcido ou “quebrado” – não só uma alusão direta aos problemas da Apollo 24, como também ao próprio Ed, isolado e cheio de melaconlia, tendo que extravasar sua raiva da pior maneira possível e potencialmente criando um incidente internacional que só esquentará a Guerra Fria.
Mantendo o mistério sobre o fim da Apollo 24, que perde a capacidade de se comunicar; colocando o FBI novamente como instrumento opressor contra aqueles que não se encaixam em um padrão preconceituoso pré-estabelecido e chocando-nos com a frieza assassina de Ed, Bent Bird poderia facilmente ser um season finale explosivo. O fato de haver mais um episódio pode ser um problema, mas espero fortemente que seja uma bênção para essa série que demorou, mas definitivamente achou seu caminho.
For All Mankind – 1X09: Bent Bird (EUA, 13 de dezembro de 2019)
Criação: Ronald D. Moore
Direção: John Dahl
Roteiro: David Weddle, Bradley Thompson
Elenco: Joel Kinnaman, Michael Dorman, Wrenn Schmidt, Sarah Jones, Shantel VanSanten, Jodi Balfour, Chris Agos, Matt Battaglia, Chris Bauer, Jeff Branson, Dan Donohue, Colm Feore, Ryan Kennedy, Eric Ladin, Steven Pritchard, Rebecca Wisocky, Tait Blum, Arturo Del Puerto, Noah Harpster, Krys Marshall, Tracy Mulholland, Dave Power, Mason Thames, Olivia Trujillo, Sonya Walger, Lenny Jacobson, Edwin Hodge, Nate Corddry
Duração: 48 min.