Home LiteraturaConto Crítica | Fogo no Buraco (Raylan Givens #3), de Elmore Leonard

Crítica | Fogo no Buraco (Raylan Givens #3), de Elmore Leonard

Matar ou Morrer no Kentucky.

por Ritter Fan
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O delegado federal Raylan Givens, que mais famosamente ganhou forma no audiovisual na série Justified, estrelada por Timothy Olyphant, foi originalmente materializado em Pronto, romance de 1993 de Elmore Leonard, retornando dois anos depois em Cárcere Privado. Nesses dois casos, Givens dividiu espaço de maneira quase equânime com outros personagens, especialmente o agenciador de apostas Harry Arno em uma versão razoavelmente diferente da que Olyphant viveria entre 2010 e 2015, ainda que mantendo seu indefectível chapéu de caubói.

Em 2001, portanto seis anos depois de sua segunda aparição literária, Raylan Givens foi aproveitado mais uma vez por seu autor em sua primeira experimentação com publicações online. O conto Fogo no Buraco (eu sei, eu sei, é impossível não soltar uma risada típica de 5ª Série com esse título…), depois reunido a outros oito na coletânea Quando as Mulheres Saem para Dançar: Contos, é mais uma aventura do delegado metido a pistoleiro de faroeste e é a obra que mais diretamente inspirou a série comandada por Graham Yost, com sua estrutura e personagens servindo de bases imediatamente reconhecíveis para a primeira temporada de Justified. Além da reapresentação de Givens, o breve conto de pouco mais de 50 páginas introduz seu superior Art Mullen, da divisão do Kentucky dos U.S. Marshals, além de seu antigo amigo e atual nêmeses Boyd Crowder e sua paixão de adolescente Ava e isso sem contar com os minions Devil e Dewey Crowder e menção à Bowman Crowder, irmão de Boyd.

Na história, Art convoca Givens de Miami para Kentucky para que ele ajude na investigação de Boyd Crowder, suspeito de explodir uma igreja de afrodescendentes em razão de sua visão nazista do mundo. O leitor não tem dúvidas de que Boyd cometeu o crime, já que ele é descrito em detalhes logo no início, antes mesmo de Givens entrar efetivamente na história, com Leonard fazendo de tudo para caracterizar o antagonista como uma figura absolutamente asquerosa e imediatamente alcançando seu objetivo. Quando o delegado finalmente surge, um elemento ainda mais pessoal é introduzido, ou seja, o assassinato de Bowman por Ava que acontece fora das páginas, mas que é o elemento narrativo que congrega a narrativa com muita eficiência e que faz de Givens o elo de conexão entre sua paixão platônica de adolescência e seu amigo de mineração de carvão de tantos anos atrás. Em ambos os casos, Givens não só estabelece o rapport com Boy e Ava, como acrescenta à caracterização deles sua interpretação sobre as ações dos dois, o que empresta uma camada mais complexa a eles, com Boyd, por exemplo, sendo revelado como alguém que usa o extremismo não como um fim, mas sim como um meio para alcançar outros objetivos de cunho bem mais pessoal e interesseiro.

É particularmente notável o desenvolvimento do próprio Raylan Givens. Para começo de conversa, diferente dos dois romances anteriores, aqui Raylan é o grande e inequívoco protagonista, mesmo que ele naturalmente divida espaço com Boyd. Isso permite que Elmore Leonard trabalhe mais as características que um dia seriam tão bem aproveitadas na série de TV. O personagem que antes era um caubói moderno que não mergulhava de verdade nessa caracterização, por assim dizer, perde qualquer hesitação em ser o pistoleiro solitário vestido de preto com chapéu Stetson, fala mansa e calma, além de segurança em sua habilidade com o revólver que, como ele bem claramente diz, só saca se for para matar. Ou seja, a sutileza e complexidade na caracterização de Givens que existia em Pronto e Cárcere Privado abrem espaço para um personagem um pouco menos tridimensional, mas não menos interessante, que funde mais diretamente a abordagem clássica de romances de faroeste que marcaram o início da carreira de Leonard com os detetives de polícia que o notabilizaram em um segundo momento.

Fogo no Buraco, que funciona perfeitamente como uma história autocontida, inexigindo qualquer conhecimento prévio sobre Raylan Givens, é uma leitura rápida e muito boa que expande personagem preexistente e cria novos e fascinantes outros, especialmente Boyd Crowder, um daqueles vilões que adoramos odiar ou, talvez, que odiamos amar. Leonard, mestre na concisão narrativa, tece uma neo-western imediatamente envolvente que não desperdiça nem palavras, nem balas no conflito clássico entre inimigos mortais à la Matar ou Morrer.

Fogo no Buraco (Fire in the Hole – EUA, 2001/2002/2012)
Autor: Elmore Leonard
Datas originais de publicação: 1º de janeiro de 2001 (como e-book), 19 de novembro de 2002 (como parte da coletânea Quando as Mulheres Saem para Dançar: Contos / When the Women Come Out to Dance: Stories) e 17 de março de 2012 (na mesma coletânea anterior, só que renomeada como Fogo no Buraco / Fire in the Hole)
Editoras originais: Contentville Press (2001), William Morrow (2002), Mariner Books (2012)
Data de publicação no Brasil: 1º de janeiro de 2005 (como parte da coletânea Quando as Mulheres Saem para Dançar: Contos)
Editora no Brasil: Editora Rocco
Tradução: ?
Páginas: 55

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