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Crítica | Diff’rent Strokes (Arnold) – 1X01: Movin’ In

Uma mudança delicada.

por Kevin Rick
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Bem-vindos ao Plano Piloto, coluna dedicada a abordar exclusivamente os pilotos de séries de TV.

Número de temporadas: 08
Número de episódios: 189
Período de exibição: 03 de novembro de 1978 até 07 de março de 1986
Há continuação ou reboot?: Sim, a sitcom ganhou um spin-off chamado The Facts of Life.

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Assim como seu nome insinua, Diff’rent Strokes (conhecida principalmente como Arnold aqui no Brasil) foi uma sitcom diferente e de muitas maneiras inovadora durante seu lançamento no final dos anos 70 e grande popularidade nos anos 80. A premissa da obra envolve um homem rico, chamado Phillip Drummond (Conrad Bain), que decide adotar as duas crianças de sua empregada falecida. Os jovenzinhos afro-americanos vêm de uma parte pobre do Harlem para, agora, terem uma vida de luxo que nunca imaginaram, o que é visto como uma benção para Arnold (Gary Coleman) e como um problema para Willis (Todd Bridges). O piloto lida com a mudança dos garotos e a apresentação da família Drummond, que, além de Phillip, conta com Kimberly Drummond (Dana Plato), filha do patriarca, e Edna Garrett (Charlotte Rae), governanta da casa.

Uma série de comédia multi-racial nos anos 70 não era algo comum, algo que acredito que os criadores Jeff Harris e Bernie Kukoff tinham ciência, justamente pela maneira que toda a premissa da obra envolve um humor crítico sobre divisão de classes, racismo e outros tópicos controversos que a produção abordaria ao longo de suas oito temporadas. Infelizmente, o elenco mirim da série sofreu muito após o cancelamento da obra, com problemas variados entre vício em drogas, prisões, falência e questões médicas, mas a produção em si é conhecida por ter sido um marco cultural em levantar questionamentos importantes e trazer comentários sociais necessários.

Já no piloto, é facilmente notável o tom provocativo do roteiro. Arnold e Willis chegam no apartamento e temos uma série de diálogos irreverentes sobre a diferença de mundo dos garotos e da família Drummond. O texto ainda não está tão afiado e às vezes soa até quase ofensivo, ou, melhor dizendo, estereotipado em suas representações sociais e raciais, mas é evidente que estamos diante de um tipo de comédia mais astuta e atrevida. O grande cerne da narrativa está no fato de Willis sentir que não pertence a esse ambiente sofisticado, enquanto Phillip tenta fazer de tudo para que os jovens se sintam como parte da família.

Dramaticamente falando, é um piloto bastante ousado para a época e para o que normalmente estamos acostumados com inícios de sitcoms. Vemos os jovens lidando com luto, choques de realidade e a dificuldade de serem adotados nos primeiros vinte minutos da série. Claro que existe uma leveza em tudo, principalmente pela perspectiva inocente e otimista de Arnold, mas é evidente que o roteiro não quer lidar com sua premissa de forma banal e que tem interesse em discussões mais profundas e complicadas sobre racismo estrutural.

O elenco em si é puro charme. Os Drummond são um pouco mais cafonas e patetas ao longo do piloto, tentando deixar os jovens confortáveis, mas Phillip tem aquele tipo de carinho paternal afável e carismático, enquanto Edna é afiada no sarcasmo. Willis passa o episódio todo aborrecido, só que ainda tem momentos engraçados na sua quase caricatura do que é um garoto do Harlem da época. É inegável, porém, que Arnold rouba a cena com sua personalidade maliciosa e comentários mordazes entremeio às suas bochechas gigantes e olhares irônicos.

O piloto de Diff’rent Strokes nos apresenta uma família diferente, começando a se entender e a criar sua própria dinâmica. O subtexto e os temas da série ganham o destaque crítico, seja por estarem à frente de seu tempo, seja por serem provocativos na medida certa, por mais que o texto ainda não tenha se encontrado totalmente já no piloto sobre seus estereótipos raciais e sociais – episódios futuros mostrariam o amadurecimento da produção. Todavia, como é com praticamente qualquer sitcom, o coração da história são os personagens, todos carismáticos e com ótima química, com destaque para o pequenino Arnold. É trágico, porém, que a vida não tenha imitado a arte.

Diff’rent Strokes – 1X01: Movin’ In (EUA, 03 de novembro de 1978)
Criação:
Jeff Harris, Bernie Kukoff
Direção: Herbert Kenwith
Roteiro: Ben Starr
Elenco: Conrad Bain, Gary Coleman, Todd Bridges, Dana Plato, Charlotte Rae
Duração: 21 min.

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