Home QuadrinhosOne-Shot Crítica | Diabolik #107: Quem é Você?

Crítica | Diabolik #107: Quem é Você?

A origem de Diabolik.

por Luiz Santiago
197 views

Diabolik, Chi Sei? é um episódio histórico e icônico na saga do glorioso ladrão de Clerville, pois nos mostra, pela primeira vez, informações sólidas e alguns eventos de sua origem. Publicado pela primeira vez em março de 1968, no sétimo ano editorial da série Diabolik, Quem é Você? usa um roubo e uma posterior investigação não-oficial para colocar Ginko e o ladrão mascarado em um porão, sendo prisioneiros de uma quadrilha. A partir daí, o roteiro constrói a parte mais interessante do drama, que nos fala “de onde veio Diabolik” e, em linhas gerais, como ele se tornou a pessoa que conhecemos no volume de estreia como O Rei do Terror.

É verdade que as irmãs Angela e Luciana Giussani, que escrevem o roteiro desta edição, não exploram verdadeiramente toda a fase de Diabolik na Ilha do mafioso King e nem o seu longo processo de treinamento nas mais diversas áreas do conhecimento. O texto apenas indica alguns fatos, abrindo a oportunidade de trabalho futuro, em enredos que preencheriam esses buracos narrativos e detalhariam o aprendizado do protagonista. No entanto, é muito interessante vislumbrar esse movimento intelectual do jovem Diabolik, a percepção dele para o que estava acontecendo na Ilha de King, as pesquisas que começou a desenvolver (especialmente na área de química, o que o ajudou a fazer as famosas máscaras) e outras criações tecnológicas pelas quais seria conhecido. Há uma curiosa perda de pureza também, pois passamos de um bebê encontrado num barco, durante uma borrasca, a um jovem adulto que mata o chefão da ilha e adota o nome da pantera negra que tanto temor trazia ao local, alguns anos antes.

Eu gosto do ponto de partida dessa história, assim como da investigação de Ginko e de Diabolik e Eva Kant. Entendo que impulsos de diferentes lados se unem para barrar os roubos da gangue, e que todos esses elementos, por puro acaso, geram a situação que traz à tona as memórias do temido mascarado de Clerville, talvez numa narração didática e distanciada demais, mas que não chega a ser ruim. Porém, retomar essas memórias não acrescenta nada ao momento presente do personagem. As autoras fazem questão de manter os dois blocos bem separados, o que torna a continuidade pouco fluída, mas não impede que o leitor aproveite isoladamente cada um desses momentos.

A disposição da arte é boa quando falamos de quadros bem preenchidos, mas esse não é o padrão da série, que prioriza uma estética mais limpa para a maioria das páginas. Gosto bastante dos movimentos dos personagens em ação, mas aqui não existem muitas cenas assim, então ficamos com algo burocrático, mais plácido e básico na maioria dos quadros. Diabolik, Quem é Você? é uma introdução simples, mas instigante, sobre o personagem-título desse icônico quadrinho italiano da editora Astorina. Um breve olhar para o passado que deixa muita vontade de explorar outras situações da mesma época. Uma passagem por um momento que geraria muitos frutos no futuro.

Diabolik, chi sei? — Itália, 4 de março de 1968
No Brasil:
Diabolik Clássico – Vol. 1 (Editora 85, novembro de 2023)
Tradução: Júlio Schneider
Catalogação: Diabolik #107 | Ano 7 — Número 5
Editora original: Astorina
Roteiro: Angela Giussani, Luciana Giussani
Arte: Glauco Coretti
Arte-final: Enzo Facciolo
120 páginas

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais