Deadwood Dick, título da Bonelli lançado em 2018 através do selo Audace, tem como base o conto Soldierin (2010) e tematicamente o livro Black Hat Jack: The True Life Adventures of Deadwood Dick as told by His Ownself (2014), de Joe R. Lansdale, escritor com experiência no gênero faroeste e conhecido por sua capacidade de criar aventuras nesse momento da história dos Estados Unidos adaptando a ele alguns ingredientes de outros gêneros literários/cinematográficos, especialmente o noir.
A obra de Lansdale é recriada aqui para os quadrinhos sob o roteiro de Michele Masiero e pelos desenhos de Corrado Mastantuono. A narrativa é daquelas que quebram a quarta parede, sendo em última análise um diário ou confissão cômica, cínica e desbocada do protagonista, que no arco formado por estas duas primeiras edições da série — Negro Como a Noite e Vermelho Como Sangue, lançados originalmente em julho e agosto de 2018 — apresenta-se para o leitor com uma saga de origem, da fuga do personagem até o momento em que ele dá baixa do Exército.
Todo o conteúdo de crítica social pode ser visto aqui no discurso de Deadwood Dick, que já nos primeiros quadros justifica a ideia de abordagem mais politicamente incorreta, por assim dizer, das aventuras de um personagem pelo Velho Oeste. Ocorre que este não é um personagem qualquer. Pela primeira vez em sua história, a Bonelli traz um protagonista negro para um título, e este personagem tem uma visão bastante crua, realista, verdadeira, de como funcionavam as coisas ao sul dos Estados Unidos no período após a libertação dos escravos. Por mais que o modelo sociopolítico da abolição assinada por Lincoln tenha sido melhor que o modelo brasileiro, com os ex-escravos ganhando um lote de terra para produzir, as dificuldades financeiras e o profundo racismo que enfrentavam (e enfrentam até hoje!) naquela sociedade não foram remediados e não haviam leis para cercar os comportamentos violentos contra eles. É justamente uma dessas ações que coloca Dick para correr, e é defendendo uma sólida ideia de relação social humanista que o personagem segue até encontrar alguém que será o seu companheiro por um tempo.
Como a intenção geral dessas edições é apresentar as primeiras andanças do personagem após fugir dos homens que queriam enforcá-lo por ter olhado para uma mulher branca (dentre muitas outras coisas, me lembrou a belíssima canção Sinhá, de Chico e João Bosco), o leitor não deve esperar algo mais profundo e mais amplo dessas histórias. Para o que se propõe, Masiero fez um bom serviço aqui, exceto pela correria na parte final de Vermelho Como o Sangue, em uma narração cheia de elipses, piscadelas para o futuro e saída rápida do Exército para aventuras que eventualmente devem colocar o personagem frente aos homens que queriam enforcá-lo logo no começo. Se a gente pensar no humor ácido e bom ritmo da saga até esse bloco final, é impossível não se incomodar, um pouco que seja, com a rápida mudança adotada pelo autor.
O leitor também não deve esperar aqui um código moral rígido por parte de Deadwood Dick. Masiero está mais interessado em usar a estrutura social da época para engajar o personagem em diversas ações. Seu discurso talvez vá incomodar leitores que se assustam facilmente com qualquer linha mais politizada — mesmo nas questões raciais — em um quadrinho, o que por si só já é uma bobagem sem tamanho. Outro ponto de destaque é a demonstração mais selvagem das relações no Oeste, com cenas que incorporam um certo código de sobrevivência que gera excelentes sequências de luta contra os Apaches (destaque para a arte de Mastantuono) e mescla isso à organização historicamente acurada entre os Buffalo Soldiers, do qual Dick fazia parte. Eis aqui uma história engraçada, cruel e que certamente ainda tem muitas coisas para nos contar. Um título que definitivamente vale a pena conhecer.
Deadwood Dick #1 e 2: Nero come la Notte, Rosso Come il Sangue (Itália, julho e agosto de 2018)
Editora original: Audace (Sergio Bonelli Editore)
No Brasil: Panini, setembro de 2019
Roteiro: Michele Masiero (baseado na obra de Joe R. Lansdale)
Arte: Corrado Mastantuono
Capas: Corrado Mastantuono
144 páginas