Home Audiodramas Crítica | Crônicas dos Companions – 4X05: Ringpullworld

Crítica | Crônicas dos Companions – 4X05: Ringpullworld

por Luiz Santiago
7 views

Equipe: 5º Doutor, Tegan, Turlough
Espaço: Nave Espacial
Tempo: Indeterminado

Para alguém que nunca foi exatamente fisgado pelas aventuras com o 5º Doutor na BF (e eu paguei a língua com isso, depois de iniciar a jornada nele na TV, que já em Castrovalva dá um show de interpretação), ouvir essa crônica é um tipo de enlevo necessário para seguir em frente, buscando novas aventuras, procurando se encantar novamente. O drama dialoga com a construção da História a partir de um outro parâmetro, a literatura de viagem, as crônicas de exploração ou mesmo as biografias, que são uma mistura de narração dos desejos do biógrafo ou do biografado com fatos, além de certos desvios para aquilo que “não deveria constar na história oficial”.

Turlough está pilotando uma nave pelo centro do Universo, uma região de limite que dá título à aventura. Ele tem ao seu lado um cronista, um escritor/novelista, que vai registrando suas ações, escrevendo um livro in loco sobre os eventos. Mas não é só isso. Há uma rede de escritores, que se ligam e mostram o trabalho geral armazenado em um banco de dados, de modo que é possível encontrar novelistas do futuro ou mesmo imaginar finais possíveis para uma história que está acontecendo no presente. Essa dualidade, esse tempo e a posição de Turlough nessa aventura entram em conflito e nos cedem um dos melhores finais de episódios com esse companion já vistos.

O ponto principal do roteiro é fazer com que a história do passado (com o 5º Doutor) e a aventura solitária do presente se liguem e formem um todo coerente, dentro da base de dados dos escritores. Nesse aspecto, sobra reflexões sobre o que é viajar com o Doutor, e também questionamento de suas atitudes e desobediência de suas ordens, que é o que acaba acontecendo nesse capítulo. Tirando a desnecessária confusão entre os blocos temporais, a história se constrói e se finaliza de maneira admirável. Uma esplêndida aventura!

Ringpullworld (Reino Unido, novembro de 2009)
Direção:
Neil Roberts
Roteiro: Paul Magrs
Elenco: Neil Roberts, Alex Lowe
Duração: 75 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais