Home Audiodramas Crítica | Crônicas dos Companions – 4X01: The Drowned World

Crítica | Crônicas dos Companions – 4X01: The Drowned World

por Luiz Santiago
12 views

Equipe: 1º Doutor, Steven, Sara
Espaço: Ely, Inglaterra
Tempo: 200.750 — 200.762 (?)

Eu já disse isso outras vezes, mas é sempre importante repetir: eu odeio Sara Kingdom. Não consigo entender como a BF deu a maior bola para uma mulher que, cega por ordens políticas, matou o próprio irmão. A forma como ela morre, em The Daleks’ Master Plan foi perfeita (e bem feita!) para a ação anterior da personagem. Quando percebi que a Big Finish havia achado um buraco (bom, nesse arco, o que não falta é buraco para encaixar outras viagens!) e colocado Sara como companion do Doutor, minha frustração foi enorme. Das histórias em que ela participou, pelo menos a qualidade é muito boa, mesmo eu tendo cada vez mais antipatia pela personagem, como aconteceu aqui.

Esta é a segunda parte dos fatos que conhecemos em Home Truths. A mente de Sara está ecoando em uma casa na ilha de Ely, e Robert vai fazer algumas perguntas para ela, depois de ter desistido de “exorcizá-la”. Bem menos confusa do que a primeira parte, essa história tem uma interessante força no presente, o que é estranho, já que os eventos atuais sempre dão suporte à história com o Doutor, no passado. De qualquer forma, a saga de salvamento (rápida demais) funciona mais ou menos bem, com Sara ao menos oferecendo sua vida para salvar algumas pessoas. É o mínimo que uma assassina em processo de remissão (se é que isso existe) poderia fazer, não é mesmo?

A parte final da história — a melhor do episódio — traz algo que reafirma a minha opinião negativa sobre essa personagem. O que ela exige de Robert é egoísta, mesquinho e uma chantagem das mais baixas e infames possíveis. Colocando-se na posição dele, eu jamais diria não para a proposta da casa-Sara. Mas nunca a perdoaria por ter feito essa proposta. A prova de que ela continua sendo de moral questionável, mesmo só com um eco de sua mente, está aqui. O bom de tudo isso é que Jean Marsh entrega uma interpretação belíssima, não dá para negar.

The Drowned World (Reino Unido, julho de 2009)
Direção:
Lisa Bowerman
Roteiro: Simon Guerrier
Elenco: Jean Marsh, Niall MacGregor
Duração: 75 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais