Home FilmesCríticasCatálogos Crítica | Camaleões (2023)

Crítica | Camaleões (2023)

Um neo noir que preza pela atmosfera e pelas atuações.

por Ritter Fan
1,4K views

Primeiro longa-metragem do diretor de videoclipes Grant Singer, Camaleões é uma obra de investigação policial atmosférica que se beneficia de um bom elenco encabeçado por Benicio Del Toro e de uma narrativa rocambolesca, com toques noir e que exige do espectador não exatamente atenção, mas sim paciência, pois a queima é lenta. Aliás, diria que a maior atração do roteiro coescrito por Singer, Benjamin Brewer (em seu terceiro longa) e o próprio Del Toro (este em seu primeiro crédito de roteiro de longa) é a completa ausência de pressa, o que não exatamente significa que não há bons momentos de tensão e ação, mas que definitivamente foge da oferta usual de obras do gênero que prezam muito mais pelo cortes rápidos, sequências movimentadas e as banalidades feitas para agradar facilmente o público.

A história já foi objeto de incontáveis outros filmes: um policial experiente investiga um brutal assassinato e, no processo, começa a duvidar de tudo aquilo em que acredita, mergulhando em uma espiral de intrigas, reviravoltas e corrupção. Mas o fato de a estrutura macro definitivamente ser comum nem de longe é um aspecto que deveria afastar o espectador de Camaleões. O que realmente importa, aqui, é a execução e, por execução, quero dizer não apenas a pegada lenta, mas envolvente da narrativa, a fotografia escura, mas muito eficiente de Mike Gioulakis (Nós, Tempo) e a trilha sonora cativante e cuidadosamente sincronizada de Yair Elazar Glotman, mas também, as atuações de Benicio del Toro como o detetive Tom Nichols, de Justin Timberlake como o namorado da vítima e um dos principais suspeitos e de uma surpreendente Alicia Silverstone como Judy, esposa de Tom.

Com economia de diálogos e um cuidado especial para manter o protagonista trafegando no fio da navalha entre a retitude moral e a sujeira policial, o longa faz de uma história consideravelmente banal um belo guisado cozido em chama lenta por muitas horas que se preocupa muito mais com o impacto dos eventos em Nichols do que com uma lógica interna infalível. Em outras palavras e usando um bom e velho clichê, o que deve ser apreciado é a jornada e não a chegada, já que o filme é definitivamente falho na maneira como insere distrações e deixa pontas soltas quando conveniente para por diversas vezes artificialmente surpreender ou “enganar” o espectador, algo que frustra na mesma medida em que atrapalha a cadência dos eventos. Por outro lado, essas escolhas que por vezes parecem (e por outras são) aleatórias e que nem sempre decorrem naturalmente do violento assassinato de uma corretora de imóveis em uma das casas que tenta vender, criam uma rede labiríntica que refletem o crescente desnorteamento sensorial do protagonista, de certa forma subvertendo o padrão do detetive noir sempre certo de si.

É uma pena, portanto, que, quando caminha para seu encerramento, Camaleões pareça querer compensar o tempo supostamente perdido com sua construção atmosférica e seus caminhos e descaminhos para levar o espectador a uma sequência climática corrida e talvez fácil demais, de certa maneira traindo o passo narrativo confortável que foi trabalhado. O diretor parece afobado para encerrar sua história mesmo considerando que se trata de uma obra que ultrapassa as duas horas padrão e que, por isso, poderia investir ou em um melhor equilíbrio entre suas partes ou bancar de uma vez uma duração ainda maior para levar Nichols a um final que fizesse jus ao que veio antes e não a algo que pareça a versão reduzida na ilha de edição por ordens de engravatados insatisfeitos. Mesmo assim, a estreia de Singer na direção de longas é promissora e indica potencial de mais um cineasta egresso da indústria da música.

Camaleões (Reptile – EUA, 29 de setembro de 2023)
Direção: Grant Singer
Roteiro: Grant Singer, Benjamin Brewer, Benicio Del Toro
Elenco: Benicio Del Toro, Justin Timberlake, Alicia Silverstone, Michael Carmen Pitt, Ato Essandoh, Domenick Lombardozzi, Karl Glusman, Matilda Lutz, Mike Pniewski, Thad Luckinbill, Sky Ferreira, Owen Teague, Frances Fisher, Eric Bogosian, Catherine Dyer, Michael Beasley, James Devoti
Duração: 136 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais