Home LiteraturaBiografia/Diário/Crônica Crítica | Britney Spears: A História Por Trás do Sucesso, de Lynne Spears

Crítica | Britney Spears: A História Por Trás do Sucesso, de Lynne Spears

Uma biografia enfadonha sobre a trajetória da família da cantora e os turbilhões depois do ápice da fama.

por Leonardo Campos
319 views

Um dos principais acontecimentos da cultura pop no final da década de 1990 se tornou o maior tópico jornalístico da imprensa marrom dos anos seguintes. Sim, estou falando da trajetória de Britney Spears, cantora que teve uma jornada meteórica para a fama desde o seu primeiro single, tornando-se uma das artistas mais bem pagas da indústria fonográfica, estampando polêmicas capas de revistas, deixando em muitos momentos de ser humana para se tornar um produto da tenebrosa cultura midiática que alça ao sucesso de maneira vertiginosa, mas também estraçalha para o fracasso conforme o interesse do público sobre determinada questão envolvendo o mundo das celebridades esteja pontuada na lista de conteúdo para consumo. Desde pequena, a moça sempre sonhou seguir a vida artística, sonho realizado por intermédio de um preço muito alto, numa mescla de talento, juntamente com o marketing das máquinas publicitárias. Se talvez compreendesse o que estaria por vir adiante, provavelmente Britney Spears desejaria continuar numa travessia simplória no interior, cantando em casamentos, corais e gozando dos privilégios de ter a possibilidade de respirar, caminhar ou abrir os olhos sem ser julgada.

Com Britney Spears: A História Por Trás do Sucesso, acompanhamos o desenrolar de um diário íntimo da mãe de uma das pessoas mais noticiadas na mídia durante a década de 2000. De cantora pop com ótimos videoclipes e desempenhos nos palcos, Britney se transformou numa máquina de fazer dinheiro para jornalistas, fotógrafos e afins. Os seus términos, os momentos de tristeza e insegurança, afinal, alçou o sucesso jovem demais, bem como outras coisas que envolvem a existência de qualquer ser humano com sentimentos genuínos se tornaram conteúdo para linha fina e lead de matérias inescrupulosas, focadas em tornar as suas tragédias pessoais o assunto ideal para os consumidores da vida alheia. Da vida pobre, com as contas em aberto, ao sucesso absoluto e rios de dinheiro a resolver os dilemas materiais, Lynne Spears e sua família foram triturados por um turbilhão de situações que sequer conseguiam compreender completamente, algo que transforma todos os personagens desta “novela” que culminou num longo processo judicial recente em uma história aparentemente sem vilões: todos, por aqui, foram de alguma maneira vítimas do inesperado, apesar de neste livro, Jamie Spears, o pai da artista e marido de Lynne, ser destacado como um homem tóxico e grosseiro, como a filha bem destacou em sua autobiografia, A Mulher em Mim, publicada recentemente no Brasil.

Apesar de enfadonha, esta biografia também tem os seus bons momentos. Em especial, na parte que analisa o comportamento dos jornalistas diante das questões envolvendo Britney Spears. Ao passo que a leitura avança, entre capítulos forçados na estruturação de uma moral religiosa ou das memórias monótonas de Lynne Spears, somos apresentados aos relatos de uma pessoa que viveu as agonizantes perseguições sofridas pela filha ao longo dos dias intermináveis de acusações, difamações e demais relatos midiáticos que destroçaram a vida da cantora. Um dos questionamentos da matriarca da família Spears é a falta de autorização de veículos de comunicação para colocar fotos dos dois filhos de Britney em reportagens e matérias tendenciosas, duas crianças sempre sorridentes em casa, mas nos conteúdos em questão, só destacadas em momentos de choro, em notícias voltadas a reforçar como a artista supostamente era uma péssima mãe. Outra coisa assustadora é a maneira como determinados veículos plantaram jornalistas disfarçados em locais por onde Lynne Spears passou. Imagina você ir comprar frutas, remédios na farmácia ou viajar num avião com uma pessoa do lado na qual não se pode saber se está ali para apurar detalhismos de sua vida para criar notícias?

É algo aterrador. E, o pior, era quando determinadas publicações não conseguiam nada por causa da desconfiança de Lynne Spears, tendo que fabricar informações que supostamente nunca saíram da boca da pessoa. É revoltante e crível, afinal, acontece não apenas com celebridade, mas o tempo todo em nosso cotidiano, nas situações triviais do dia a dia. Ademais, ao longo de suas 220 páginas, Britney Spears: A História Por Trás do Sucesso é um livro desabafo de alguém que, tal como a própria artista biografada, pouco tempo teve para compreender a avalanche diante da fama rápida, do dinheiro aos montes, da necessidade de administração da vida pública, numa tempestade que veio, deixou experiências assustadoras para todos os envolvidos, mas também delineou o quanto precisamos de certas provações para melhor entender os nossos desejos e reavaliar percursos que nem sempre se desenvolve conforme o planejado. Sem aquele doce sabor venenoso de fofocas, como é comum em livros sobre celebridades que viveram altas polêmicas na mídia, a publicação em questão mantém um ritmo plano, nalgumas passagens arrastado demais, sendo muito mais sobre Lynne Spears e sua trajetória de mãe numa família turbulenta do que necessariamente a história por detrás do sucesso, como o título brasileiro promoveu o material por aqui.

Em linhas gerais, uma biografia morna, mas ainda assim, interessante.

Britney Spears: A História Por Trás do Sucesso (Through The Storm/Estados Unidos– 2008)
Autor: Lynne Spears
Editora no Brasil:  Editora Thomas Nelson Brasil
Tradução: Bárbara Coutinho
Páginas: 223

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais