Equipe: 5º Doutor, Peri
Espaço-tempo: Planeta Marte, 2005
Embora no universo de DW já tenhamos visto algumas missões ao Planeta Vermelho, é a primeira vez que os americanos pousam ali e, já nesta primeira experiência, encontram os Ice Warriors. A trama do arco Red Dawn gira em torno de uma quase mitologia planetária, envolvendo o heroico guerreiro Izdal, que se sacrificara à Aurora Vermelha, o ultravioleta pôr-do-sol marciano.
A estranheza da história consiste em seu enredo dividido em dois ambientes ou linhas dramáticas, uma escolha que bipartiu a densidade da trama, distraindo o espectador e perdendo a oportunidade de dar maior atenção ao que de fato merecia maior atenção. E a isso me refiro à trama de traição e tentativas de domínio envolvendo os terráqueos, o elo fraco da história; não por existir, mas por receber mais atenção do que devia.
Mesmo assim, Red Dawn é um interessante encontro do 5º Doutor e Peri com os nativos de Marte, evento que envolve confiança, sacrifício honroso (de ordem moral) e um final bem interessante, ao menos para os viajantes da TARDIS e para a primeira Embaixatriz meio-humana a se estabelecer no planeta vermelho após essa aventura.
Red Dawn (Reino Unido, maio de 2000)
Direção: Gary Russell
Roteiro: Justin Richards
Elenco: Peter Davison, Nicola Bryant, Robert Jezek, Maureen Oakeley, Georgia Moffett, Stephen Fewell, Matthew Brenher, Hylton Collins, Alistair Lock, Jason Haigh-Ellery
Duração: 4 episódios de c. 22 min.