Equipe: 7º Doutor e Ace
Espaço-tempo: Londres, 2002
Uma candidata ao Parlamento pelo New Britannia Party que defende políticas anti-imigração. Um apresentador de rádio que vê em tudo um motivo interessante para ganhar audiência e “furos de reportagem”. Uma criatura que se hospeda nas pessoas e usa os seus medos, canalizando-os e fazendo-os crescer a tal ponto, que se tornam uma ameaça para a pessoa, que começa a ver o mal e todas as outras quando na verdade o mal está nela. O Doutor e Ace rastreiam essa criatura e vivem momentos de grande tensão em meio a detenções, brigas políticas, publicidade, terroristas e teorias da conspiração.
The Fearmonger é uma intrigante aventura do 7º Doutor, com muitas características marcantes de sua Era na TV e com uma tensão constante em relação ao monstro causador de medo. Jonathan Blum consegue criar uma ótima atmosfera em cada um dos episódios, apresentando-nos uma história urbana e de caráter plural, passando pelo social, pelo poder da mídia, pelo terrorismo político e pelo contato que alguns humanos parecem ter com coisas sobrenaturais.
As interpretações de McCoy e Sophie Aldred são excelentes, assim como a ótima produção da BF. Há uma boa alternância de sons internos e externos ao estúdio do radialista, algo difícil de se fazer em pequenos blocos e com uma ação constante em cena, mas que saiu de forma perfeitamente orgânica e com excelente montagem em toda a aventura. Além disso, o trabalho com a voz do Fearmonger mesclada à voz de suas cobaias é medonho e cai bem à atmosfera que os episódios nos traz, crescendo ou diminuindo em dado ponto da história e chegando ao clímax com uma boa e angustiante surpresa para o espectador.
The Fearmonger (Reino Unido, fevereiro, 2000)
Direção: Gary Russell
Roteiro: Jonathan Blum
Elenco: Sylvester McCoy, Sophie Aldred, Jacqueline Pearce, Mark Wright, Mark McDonnell, Vince Henderson, Jonathan Clarkson, Hugh Walters, Jack Galagher, John Ainsworth
Duração: 4 episódios de 26 min.