Equipe: 5º Doutor, Peri, Erimem
Espaço: Paris, França
Tempo: 1626
Essa história tem uma grande importância para o desenvolvimento de Erimem como personagem, o estabelecimento definitivo (ao menos nas palavras de um inicialmente relutante Doutor) dela como companion — ele parece ter desistido de levá-la para a Braxiatel Collection — e uma excelente relação dela com Peri, que também tem um grande papel na história, dando a oportunidade da atriz Nicola Bryant mostrar um outro lado, vivendo, além da companheira americana, Ana de Áustria, a rainha de França.
Por ter o ótimo estabelecimento das companions em destaque, o Doutor orbita a história como um curioso em cenas de [grande] ação. É bom vê-lo mais preocupado do que o costume, interagindo com os Mosqueteiros do rei Luis XIII e tentando controlar suas incontroláveis companheiras. Conforme a história avança e a presença do Cardeal Richelieu se ergue ao lado de conspirações contra a França, tentativas de golpe, sequestro da rainha (que se parecia MUITO com Peri) e coisas do tipo, os viajantes do tempo se tornam cada vez mais alvo de acusações, como é de costume, mas a facilidade de serem presos imediatamente aqui — como de fato acontece — é bem grande.
As interpretações para o pessoal da Corte são ótimas e um pouco das fofocas do reinado ganham cada vez mais espaço quando Peri, Erimem e o Doutor são colocados em perigo. Para que certos dramas sejam desenvolvidos, informações são fornecidas e assim a história se constrói. Já aqui vemos as sementes do absolutismo. E a religião (leia-se: igreja católica) tinha poder sobre a política até demais.
The Church and the Crown (Reino Unido, novembro de 2002)
Direção: Gary Russell
Roteiro: Cavan Scott, Mark Wright
Elenco: Peter Davison, Nicola Bryant, Caroline Morris, Andrew Mackay, Michael Shallard, Marcus Hutton, Peter John, Andy Coleman, Robert Curbishley, Wendy Albiston, Mark Wright, Gary Russell, Mark Wyman