Home Audiodramas Crítica | Big Finish Mensal #35: …ish

Crítica | Big Finish Mensal #35: …ish

por Luiz Santiago
18 views

Equipe: 6º Doutor, Peri
Espaço: uma Universidade nos Articulate Worlds
Tempo: Indeterminado

O 6º Doutor e Peri se materializam no campus de uma Universidade dos Articulate Worlds, onde o Doutor irá atender a um chamado para palestrar, além de estar registrado em outros eventos de lexicografia. Peri já não aguenta mais o Doutor falando sobre um “grande dicionário”, que irá registrar todo vocábulo já falado e sobre projetos linguísticos diversos. Na primeira oportunidade, a companion se livra do Senhor do Tempo e vai tomar um café. Como ela consegue dinheiro só Rassilon sabe, mas ela vai tomar um café… E se encontra com Warren, o jovem apaixonado por linguística que será um dos vilões da saga.

A primeira parte é simplesmente genial. Aqui, estamos em um cenário igual ao de Dust Breeding (7º Doutor), só que em uma arte diferente. Lá, eram as artes plásticas que geravam o motor do medo. Aqui, é a literatura. Ou a arte de falar e escrever bem, por assim dizer. A paixão pelos livros ganha um outro cenário, onde volumes inteligentes (holográficos) se comunicam com seus donos e inclusive ajudam a fazer pesquisas, o que é maravilhosamente interessante. É como se víssemos um tipo de Guia do Mochileiro das Galáxias animado, quase com a personalidade de Marvin, o androide paranoide. Enquanto a história está dividida em duas partes, com o Doutor e seus problemas de um lado e Peri e seus problemas de outro, tudo funciona perfeitamente bem. Mas quando eles se reencontram, a qualidade do roteiro cai.

A parte final do arco mantém o humor, não deixa de ser inteligente, mas não carrega o nível de diversão que as partes anteriores carregaram. O suspense parece meio jogado e o Doutor age mais por rompantes do que por método. Não que esse princípio seja ruim, mas ele não esteve presente nos outros blocos, por isso espanta quando vem à tona, e não de uma maneira bem inserida na história. De qualquer forma, eis aqui mais um motivo para temer assistir Doctor Who: dentre todas as coisas que a série nos faz ver com outros olhos (de alguém apavorado) agora os livros também entram na lista. Sacanagem…

…ish (Reino Unido, agosto de 2002)
Direção: Nicholas Briggs
Roteiro: Phil Pascoe
Elenco: Colin Baker, Nicola Bryant, Moray Treadwell, Marie Collett, Oliver Hume, Chris Eley

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais