Home Audiodramas Crítica | Big Finish Mensal #34: Spare Parts

Crítica | Big Finish Mensal #34: Spare Parts

por Luiz Santiago
20 views

Equipe: 5º Doutor, Nyssa
Espaço: Planeta Mondas
Tempo: Indeterminado

Em 1981, o co-criador dos Cybermen, Gerry Davis, enviou um roteiro para o produtor-reizinho de Doctor Who na época, John Nathan-Turner, que no alto de seu poleiro, não viu nada de interessante em um arco chamado Genesis of the Cybermen (!!!!) que seguia mais ou menos os passos do que foi feito com os Daleks, na era do 4º Doutor e serviria como prequel do último arco do 1º Doutor, The Tenth Planet. Inspirado nessa ideia, Marc Platt escreveu Spare Parts para a Big Finish, uma história tenebrosa sobre o início da produção dos Cybermen em Mondas e o início dos problemas na superfície do planeta, cada vez mais gelado. Também é importante dizer que este arco serviu de inspiração para os episódios The Age of Steel e Rise of the Cybermen, da Nova Série.

Ocorrido no longo período de aventuras que o Doutor passa apenas ao lado de Nyssa, entre Time-Flight e Arc of Infinity, este arco traz novamente a morte de Adric à tona e mais uma vez atribui elementos morais de peso ao Doutor, em sua recusa de mexer em determinadas questões temporais. Sabendo do que aconteceria a Mondas, ele procura sair o mais cedo do planeta, mas acaba ficando por causa de Nyssa, que em sua birra eterna, teima em permanecer ali para ajudar as pessoas. Claro que é um tiro no pé, porque no processo de manufatura dos androides, o Doutor é pego e parte do seu cérebro é utilizado para aperfeiçoar os Cybermen. Então sim, todos Cybermen tem um pouco de Doutor, tudo por culpa de Nyssa, que quis ficar “para fazer o bem”, mesmo sabendo o que aconteceria com aquele povo.

O mais legal de tudo é que não vemos uma criação perfeita e completada durante o arco. E temos uma personagem que nos causa ódio, asco, todo tipo de reação negativa que se possa imaginar. Seus testes para a criação dos Cybermen seguem, mesmo com um comportamento “estranho” e de autopreservação a todo custo por parte dos androides. Quando o Doutor parte, aparentemente as coisas estão… consertadas. Ou perto disso. Mas não se pode enganar a História. É isso que aqueles que ficam em Mondas descobrirão pouquíssimo tempo depois.

Spare Parts (Reino Unido, julho de 2002)
Direção: Gary Russell
Roteiro: Marc Platt
Elenco: Peter Davison, Sarah Sutton, Kathryn Guck, Paul Copley, Derren Nesbitt, Pamela Binns, Jim Hartley, Ann Jenkins, Sally Knyvette, Nicholas Briggs, Alistair Lock, Gary Russell

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais