Home Audiodramas Crítica | Big Finish Mensal #3: Whispers of Terror

Crítica | Big Finish Mensal #3: Whispers of Terror

por Luiz Santiago
11 views

Equipe: 6º Doutor, Peri
Espaço-tempo: Museum of Aural Antiquities (Planeta não nomeado), c. 2295

Esta história fecha o ano de 1999 para a Big Finish e sua série principal de Doctor Who. A média do ano foi bastante positiva, apesar de as duas primeiras histórias, especialmente a de Mark Gatiss, não terem sido tão boas quanto esta. A produtora lançou, em suas três primeiras publicações, a semente daquilo que seria a partir de 2000, a maior referência de publicações extra-TV de Doctor Who, um título nada fácil de se conquistar mas que a BF alcançou e conseguiu manter, com progressivos índices de melhora e novidade, nos anos seguintes.

Whispers of Terror é uma espécie de A Conversação para o 6º Doutor, e acredito que Justin Richards pegou muitos elementos emprestados do filme de Francis Ford Coppola para escrever o roteiro. É claro que não se trata de uma situação tal e qual à obra cinematográfica, mas a dinâmica é exatamente a mesma e todo o caminho de investigação percorrido, os assassinatos e as ameaças estão aqui, contando ainda com um perigoso adendo: a ambição política.

O início da trama é uma excelente comédia do Doutor ao lado de Peri e a chegada da TARDIS ao Museum of Aural Antiquities. A pesquisa e a manipulação de som realizada e armazenada no local é o ponto de partida para a manifestação de uma criatura que consegue se fazer presente em qualquer manifestação sonora. A isso somam-se a intenção de manipulação de um discurso político a ser exibido para a população de uma cidade, a tentativa de fraudar eleições através de tal atitude e, a partir daí, instaurar um governo de “mão forte”.

A reflexão é interessantíssima e traz discussões de peso como a frequente escolha política estúpida da população, a impossibilidade de melhora obedecendo a roda comum do sistema democrático básico e todo o jogo de ascensão e intenção de poder que pode marcar a vida de alguém. Whispers of Terror é um excelente conto político com ótima incursão de um alienígena “diferente”. Além disso, temos Colin Baker atuando e isso quer dizer: “uma performance louvável, como sempre”. Nicola Bryant não faz feio e também realiza um ótimo trabalho ao lado de Baker, marcando de maneira bastante forte, cômica e parceira a relação de sua personagem com o Doutor.

Com Whispers of Terror, a Big Finish fechou o ano de 1999 com chave de ouro e já fundia uma outra chave do mesmo material para utilizar no ano seguinte.

Whispers of Terror (Reino Unido, novembro, 1999)
Direção: Gary Russell
Roteiro: Justin Richards
Elenco: Colin Baker, Nicola Bryant, Lisa Bowerman, Peter Miles, Rebecca Jenkins, Hylton Collins, Matthew Brenher, Mark Trotman, Steffan Boje, Nick Scovell, Harvey Summers, Justin Richards, Jacqueline Rayner
Duração: 4 episódios de 30 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais