Home Audiodramas Crítica | Big Finish Mensal #24: The Eye of the Scorpion

Crítica | Big Finish Mensal #24: The Eye of the Scorpion

por Luiz Santiago
24 views

Equipe: 5º Doutor, Peri
Espaço: Tebas e Gizé, Egito
Tempo: 1400 a.C.

Um breve passeio não programado pelo Egito coloca o 5º Doutor e Peri diante de um cenário histórico bastante peculiar, a complicada sucessão do faraó Amenófis II, que deveria ir para a sua historicamente desconhecida filha Erimemushinteperem (ou Erimem), mas devido aos muitos impasses palacianos e clara rejeição à figura da mulher no governo – a despeito de já terem tido faraós mulheres –, acabou indo parar nas mãos de Tutmés IV. O que intriga o Doutor e também o espectador que conhece o mínimo de História Antiga, é o silêncio da História sobre a existência de Erimem. Isso, porém, será justificado ao final do arco.

The Eye of the Scorpion é sobre a chegada de uma nova companion. Aproveitando a deixa de Planet of Fire, a BF teve a sábia decisão de colocar mais uma companheira para viajar com o Doutor e Peri, em um intervalo que antecede a aventura final do 5º Doutor na TV. E que escolha fantástica, não é mesmo? Uma princesa egípcia, faraó não coroada, cuja mentalidade investigativa dizia que ela não era uma deusa coisa nenhuma, viajando pelo tempo e espaço, comprovando aquilo que seus estudos e convicções diziam que era verdade. Todo o cenário de guerra civil e mortes que envolvem a sua escalada ao trono, sua renúncia em favor do meio irmão, a criação de um paradoxo pelo próprio Doutor e a forma como as coisas se resolvem são realmente muito boas.

O texto de Iain McLaughlin poderia dar maiores detalhes sobre Erimem, já que ela seria a pessoa mais importante, a longo prazo, na linha do tempo do Doutor e Peri. Com isso, ficam algumas dúvidas básicas sobre ela, mas não grandes o bastante para que não possamos ter uma visão clara de sua personalidade. De qualquer forma, o bom estabelecimento do comportamento dela já serve ao propósito de contexto para a introdução de uma companion e cria aquela vontade no espectador de ver mais viagens desse trio pelo Universo.

The Eye of the Scorpion (Reino Unido, setembro de 2001)
Direção:
Gary Russell
Roteiro: Iain McLaughlin
Elenco: Peter Davison, Nicola Bryant, Caroline Morris, Harry Myers, Jack Galagher, Jonathan Owen, Daniel Brennan, Stephen Perring, Mark Wright, Alistair Lock

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais