Equipe: 5º Doutor, Turlough
Espaço: Colônia, Alemanha / Rússia / Rio de Janeiro, Brasil
Tempo: 1589 / 1812 / 2080
Loups-Garoux é surpreendentemente uma história divertida do 5º Doutor em companhia de Turlough nos áudios da Big Finish. Apensar de o roteiro de Marc Platt mostrar várias histórias, motivações e alguma confusão na relação entre os personagens — especialmente do Doutor e Turlough em comparação a Rosa Caiman, do “Deserto da Amazônia” — a trama funciona bem e se constrói como uma curiosa história de lobisomem, talvez até misturando elementos de histórias de vampiros, como a longa vida, o uso de certos sentidos para detectar os pares e os laços hierárquicos entre as criaturas.
Como eu já comentei nos nossos podcasts, eu não tenho grande simpatia pelos áudios de Peter Davison, mas vez ou outra suas histórias e sua atuação meio inocente, meio indecisa quanto ao que fazer mas sempre disposto a correr riscos e dar a cara a tapa ganha destaque e gera um bom produto, como este aqui. A história começa na Alemanha, depois passa para a Rússia e então para o Brasil, em dois lugares diferentes (mas principalmente no Rio de Janeiro), onde uma família de lobisomens vive disfarçada, sem grandes problemas, em meio à sociedade carioca do futuro, até que misteriosos ataques começam a aparecer na Cidade Maravilhosa.
Acredito que qualquer pessoa ache interessante (ou não, dependendo do caso ou do nacionalismo/patriotismo da pessoa) a representação de seu país em obras estrangeiras. Aqui, mímicas do idioma espanhol e uma organização social pouco semelhante à do Brasil é exposta no texto, embora até possamos dar um desconto porque a trama brazuca se dá no ano de 2080, o que cabe alguma licença de constituição social à essa época, e isso considerando também que estamos falando de um áudio lançado em 2001.
O caminho romântico que temos do meio para o final não deixa de arrancar um riso do ouvinte, que não consegue imaginar o Doutor casado com uma lobisomem… Ágil e modulando relativamente bem os elementos de terror, Loups-Garoux é uma história que consegue passar por cima de suas confusões e terminar bem acima da média. Muitíssimo indicada para os whovians brasileiros.
Loups-Garoux (Reino Unido, maio de 2001)
Direção: Nicholas Pegg
Roteiro: Marc Platt
Elenco: Peter Davison, Mark Strickson, Nicholas Pegg, Nicky Henson, Sarah Gale, Jane Burke, Eleanor Bron, Alistair Lock, David Hankinson, Marc Platt, Barnaby Edwards, Burt Kwouk, Derek Wright
Duração: 4 episódios de c. 45 min.