Equipe: 5º Doutor, Nyssa
Espaço-tempo: Suíça, 22 de novembro de 1963
Doctor Who e fantasmas. Só esse pequeno período seria o bastante para fazer com que alguns whovians torcessem o nariz, como eu constantemente faço quando tenho diante de mim um elemento da série com esse tema. E por quê o preconceito? Porque a maioria das histórias que trazem tal elemento tendem a ter uma finalização insatisfatória, a despeito de um excelente início.
Peguemos, por exemplo, um outro áudio com o 5º Doutor e Nyssa, The Land of the Dead – história, inclusive, lembrada pela companion nessa aventura – que figura, em essência, o mesmo modelo de Winter for the Adept. Em ambos os casos a proposta é interessante, existe um elemento de horror no ar que funciona bem até certo ponto, mas a trilha que o roteiro toma para a resolução do caso não poderia ser mais questionável. A diferença é que pelo menos aqui a história tem um número bem maior de acertos, a trilha sonora é belíssima e Peter Davison tem, enfim, uma ótima interpretação (eu não sou muito fã dos primeiros áudios dele).
A história se passa em uma escola para garotas nos Alpes Suíços, em 1963, e Nyssa vai parar na região por conta de um teletransporte que deu errado (um teletransporte feito e vistoriado pelo Doutor, diga-se de passagem). Ao se dar conta de que algumas lendas sobre Poltergeist circulam pela instituição, Nyssa tenta levar as coisas na base da racionalidade, mas é logo vencida pela cadeia inexplicável de eventos que se apresenta. Na esteira desses eventos, o Doutor aparece para resgatar a companion em um drástico e decisivo momento, quando ela e uma jovem do local correm grande perigo.
A ambientação de Winter for the Adept é boa e o texto sabe equilibrar bem os núcleos de conflito entre o Doutor e os humanos, mas o ponto fraco é sempre a presença dos fantasmas, que, devido a racionalização feita na reta final, acabam parecendo ainda mais bobos e forçados.
Como disse no início, a tendência dessas histórias em Doctor Who é ter um bom início e um final pouco animador. No caso de Winter for the Adept, mesmo que ache estranho quase tudo no que diz respeito à resolução do caso, o espectador será brindado com uma trama meio fantástica e meio científica e cujo espaço geográfico trará uma estranha e falsa sensação de aconchego e frio repentinos, mudança de sensações que provavelmente tenha algo a ver com a estranha criatura (os Spillagers, seres de outra dimensão) que, ao que tudo indica, vêm assustando muitos humanos ao redor do mundo por muitos e muitos séculos.
Winter for the Adept (Reino Unido, junho de 2000)
Direção: Gary Russell
Roteiro: Andrew Cartmel
Elenco: Peter Davison, Sarah Sutton, Liz Sutherland, Sally Faulkner, Hannah Dickinson, India Fisher, Peter Jurasik, Christopher Webber, Andy Coleman, Nicky Goldie
Duração: 4 episódios de c. 22 min.