Home TVMinisséries Crítica | Better Call Saul: Ethics Training with Kim Wexler

Crítica | Better Call Saul: Ethics Training with Kim Wexler

Humor fino e ambientação sofisticada.

por Ritter Fan
1,9K views

Depois do Gus Fring de Giancarlo Esposito apresentar seu curso de treinamento de funcionários da rede Los Pollos Hermanos em Los Pollos Hermanos Employee Training, que foi ao ar durante a terceira temporada de Better Call Saul, e do Mike Ehrmantraut de Jonathan Banks oferecer um treinamento de segurança para os funcionários da Madrigal Electromotive em Madrigal Electromotive Security Training, que foi ao ar durante a quarta temporada da série, chegou a vez da inesquecível Kim Wexler, de Rhea Seehorn, estrelar sua própria websérie, desta vez dando aula sobre ética para advogados na forma de um curso para a obtenção de créditos de CLE (Continuing Legal Education ou, em tradução livre, Educação Jurídica Continuada, algo obrigatório nos EUA para a manutenção da carteira da Ordem de lá). Ethics Training with Kim Wexler foi transmitida pela AMC durante a quinta temporada de BCS e, assim como nas duas obras anteriores, foi mais uma execução acertada de uma ideia simples, mas vencedora.

Quem assistiu às duas primeiras webséries mencionadas sabe o que esperar da estrutura geral de cada curto episódio de não mais do que três minutos: Kim Wexler apresenta o tema de cada episódio aparecendo em câmera e, depois, há uma transição para animações que referencia o Universo Breaking Bad com narração constante da personagem. No entanto, a terceira versão de essencialmente a mesma coisa traz algumas novidades, como era de se esperar. Há, em linhas gerais, mais polimento e sofisticação aqui, com Kim em um cenário real – uma sala sóbria de advogado que, logo no primeiro episódio, aprendemos que é um “cenário alugado” – e não tendo sua imagem, capturada com fundo de chroma key, sendo sobreposta a fotos estáticas dos ambientes apropriados. Há uma lógica para essa mudança, já que tanto Los Pollos Hermanos Employee Training quanto Madrigal Electromotive Security Training eram produção internas de empresas, normalmente mais cruas, enquanto que Ethics Training with Kim Wexler mira no público externo de advogados. Além disso, o tema e o público-alvo exigem, pelo menos em teoria, uma abordagem mais solene, fora que a própria personagem tem uma aura mais série e centrada.

E, ainda bem, essa aura é mantida aqui, o que, por um lado, sacrifica o humor, já que, diferente de Esposito e de Banks, que trabalham na linha da “comédia de cara amarrada”, Seehorn não tem esse perfil e ele nem cabe mesmo aqui. Com isso, é curioso notar que, se esquecermos o contexto da websérie e as animações, o aconselhamento que a personagem lê para os espectadores é sólido e faz todo sentido. Os únicos momentos cômicos – e essa é outra diferenciação desta websérie – é a interação de Kim com um Jimmy (Bob Odenkirk) off camera, que realmente tem linhas de diálogo com ela, normalmente sobre o conteúdo do texto ou sobre os props do cenário, e um episódio em que há um convidado especial (outra diferença!), o Howard Hamlin de Patrick Fabian com sua postura zen diante da vida.

Portanto, o grosso do humor – que naturalmente acaba sendo mais discreto – fica no conflito entre voz e imagem. Kim fala sério e dá bons conselhos, enquanto que a animação que vemos mostra exatamente o contrário com o uso de diversas situações que são ou iguais ou conectadas com Breaking Bad e Better Call Saul e que, claro, só funcionam de verdade para quem as assistiu (até porque eu não consigo imaginar alguém que não tenha assistido às séries tendo interesse nesta ou nas outras webséries). Assim como no lado live-action da série, há maior cuidado também do lado animado não só na técnica de animação em si, como no design dos personagens e dos ambientes, e, também, na forma como o que vemos se conecta com a relação conturbada entre Kim e Jimmy.

Ethics Training with Kim Wexler é outra ótima obra derivada de Better Call Saul que dá o devido destaque à atriz que vem mais surpreendendo na série com sua profundidade dramática. Rhea Seehorn mostra que, mesmo lendo de teleprompters, incorpora esplendidamente sua interessantíssima e complexa personagem.

Better Call Saul: Ethics Training with Kim Wexler (Idem – EUA, 23 de fevereiro a 20 de abril de 2020)
Direção: não informado
Roteiro: não informado
Elenco: Rhea Seehorn, Bob Odenkirk, Patrick Fabian, Josh Fadem
Duração: 30 min. aprox. (10 episódios no total)

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais