Home FilmesCríticasCatálogos Crítica | Assassinatos Misteriosos (1981)

Crítica | Assassinatos Misteriosos (1981)

Slasher da Safra 1981 expõe assassinatos e planos brutais de vingança.

por Leonardo Campos
334 views

Tem filmes que não deveriam existir. Não possuem conflitos interessantes, o desenvolvimento dos personagens é frágil, os diálogos são bobos, e, muito pior, quando de fato não possuem uma estrutura dramática que seja importante, não conseguem sequer focar no entretenimento ao assumir a falta de qualidade artística mais considerável. É assim que vejo Assassinatos Misteriosos, slasher que integra a profícua Safra 1981, era de exibição de quase 40 slashers nas salas de cinema ao longo do ano, período abundante que não garantiu narrativas muito interessantes. Como já dito em textos sobre filmes deste segmento, se a história é fraca, os realizadores precisam focar numa proposta impiedosa, cheia de tensão, com mortes variadas e figura antagonista imponente. Se não for assim, o filme corre o risco de cair no marasmo e se perder dentro de sua própria fragilidade, como é o caso deste slasher também conhecido por muitos como Dia de Graduação, uma tradução literal de seu título original.

Vejamos a trama: uma estudante, Laura (Ruth Ann Llorens) morre de embolia cardíaca após um momento de treino exaustivo. Para Anne (Patch Mackenzie), irmã da vítima, a culpa é do treinador Michaels (Christopher George), figura que teria exaurido demais a jovem, o que ocasionou a sua morte. Com esse mote inicial, o leitor deve se questionar: será que a irmã é a antagonista da história? Apesar de parecer que o filme vai se encaminhar pelo óbvio, quem na verdade veste o traje de lutador de esgrima e sai aniquilando outros jovens incautos da região é um personagem diferente, até inesperado. Começa com uma das garotas do grupo de esportes, morta durante uma trilha. Depois um casal que se diverte sexualmente durante a festa de formatura, seguindo para outras pessoas, violentamente ceifadas, mortas por esta figura misteriosa que está sempre com a habitual espada que acompanha o traje.

Na investigação, o Inspetor Halliday (Carmen Argenziano) tenta conectar a identidade das vítimas para compreender as motivações para os assassinatos, mas a histeria diante da situação impede que possa vislumbrar melhor o andamento da situação. Assim, com seu ritmo moroso e desdobramento frágil da ação, Assassinatos Misteriosos entedia e não consegue se firmar como um slasher autêntico, apesar de ter se tornado objeto de culto para muitas pessoas ao longo das últimas décadas posteriores ao seu lançamento. Falta emoção em muitas passagens, tensão noutras, numa narrativa que não diz muito para que veio, sendo importante historicamente apenas por ser um dos feixes que compõem a Safra 1981 do slasher. Há ausência de carisma na protagonista, a trilha sonora de Arthur Kempel não traz reforço para a estrutura fílmica e apesar do ponto de vista misterioso adotado pela direção de fotografia de Daniel Yarussi, há um desenvolvimento muito burocrático, e ruim, no estabelecimento de sua estética simplória.

Dirigido por Herb Freed e escrito por Anne Morisse, Assassinatos Misteriosos é um filme que economiza em todos os seus aspectos: elenco dramaticamente contido, roteiro desprovido de conflitos mais substanciais, maquiagem que não tem muito a oferecer, haja vista a economia de sangue para um exemplar do subgênero slasher, trilha sonora morna, edição arrastada e motivação criminosa bizarra, com desfecho que chega a provocar risos daqueles que observam o humor involuntário do assassino. Em 1984, outra produção parecida apresentou uma proposta narrativa na mesma linha: Jogos Fatais, slasher sobre um assassino que traja um agasalho preto e mata as suas vítimas com um dardo, todos eles, membros de uma equipe de ginastas que está concorrendo ao campeonato nacional. Foi recebido com a mesma posição da crítica, isto é, negativamente, tamanha a falta de expressividade de ambas as narrativas, genéricas e oportunistas demais, desprovidas de emoção e alguma dose adicional de criatividade.

Assassinatos Misteriosos (Graduation Day, EUA – 1981)
Direção: Herb Freed
Roteiro: Anne Marisse, Herb Freed
Elenco: Christopher George, Patch Mackenzie, E. Danny Murphy, Michael Pataki
Duração: 85 min

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais