Número de temporadas: 07
Número de episódios: 180
Período de exibição: 14 de setembro de 1985 a 09 de maio de 1992
Há continuação ou reboot?: Sim. A continuação, The Golden Palace, sem Beatrice Arthur, mas com as três demais protagonistas, foi ao ar entre 18 de setembro de 1992 e 07 de maio de 1993, por uma temporada com 24 episódios. O bem-sucedido spin-off Empty Nest, estrelado por Richard Mulligan, foi ao ar entre 08 de outubro de 1988 e 29 de abril de 1995, por sete temporadas e 170 episódios. Finalmente, outros spin-off, Nurses, foi ao ar entre 14 de setembro de 1991 e 07 de maio de 1994, por três temporadas e 68 episódios. A série original também ganhou diversas adaptações mundo afora, em países como Chile, Filipinas, Rússia, Turquia, Portugal e Inglaterra, para citar apenas alguns.
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As Super Gatas marcou sua época ao longo das sete temporadas que contaram a engraçadíssima história de quatro simpáticas – e não tão simpáticas! – senhoras vivendo sob o mesmo teto em uma casa em Miami. E o sucesso da série – The Golden Girls, no original – não se restringiu aos EUA, onde ganhou não só uma série continuação quando Beatrice Arthur decidiu sair do elenco, como também dois longevos spin-offs, mas também a diversos países do mundo, vários deles criando suas próprias versões localizadas. Apesar de o Brasil não ter sido um dos países a ganhar sua própria adaptação, o sucesso da série na televisão aberta, como parte de um “pacote” que incluía também Primo Cruzado e Super Vicky, foi estrondoso e duradouro.
A série foi uma das primeiras a dar oportunidades relevantes a atrizes já na terceira idade, com a trinca formada por Beatrice “Bea” Arthur, Betty White e Estelle Getty na casa dos 60 e poucos anos quando a transmissão começou. Apenas Rue McClanahan era realmente jovem nessa época, com 51 anos quando a série foi ao ar. A premissa é simples e objetiva, sem enrolações, com a rica viúva Blanche Devereaux (McClanahan), uma sulista funcionária de um museu de arte, alugando quartos de sua casa para a divorciada Dorothy Zbornak (Arthur), novairoquina professora substituta em uma escola primária, a também viúva Rose Nylund (White), interiorana conselheira de luto e, ao final do episódio piloto, Sophia Petrillo (Getty), siciliana e mãe de Dorothy (apesar de as duas atrizes terem a mesma idade, a delicada maquiagem em Getty cumpriu muito bem a tarefa de criar distância etária entre elas. O que segue daí é a típica estrutura de sitcom americana (mas de múltiplas câmeras e não câmera única) em que tudo é extraído da relação entre as quatro e os desenvolvimentos pessoais de cada uma delas e como isso afeta a dinâmica do quarteto.
O piloto – The Engagement ou O Noivado – é o perfeito episódio introdutório. Nele, quase que em um piscar de olhos, as características principais das três personagens que já começam debaixo do mesmo teto são determinadas claramente ao espectador. Dorothy é a primeira que aparece já reclamando que, em sua aula naquela dia, duas meninas apareceram carecas e três meninos pintaram o cabelo de verde, o que já de imediato demonstra sua divertida pegada mais conservadora de matrona italiana que não tem paciência para esse tipo de coisa, além da forma direta e sem papas na língua com que ela fala tudo, com interlocução inicial com Coco (Charles Levin), cozinheiro gay de Blanche que só aparece aqui, já que a produção achou – com razão – que o personagem não só pouco acrescenta à série, como atrapalha a dinâmica entre a quadra de ases que toma a tela de assalto e tem boa parte de suas interações exatamente na cozinha.
Da mesma maneira, Dorothy é enquadrada como a “líder” não oficial do grupo, especialmente quando, em sua interação seguinte, com a adorável e um tanto burrinha Rose, que lamenta que, em seu trabalho, só tem gente triste (obviamente…), ela já põe a amiga nos trilhos daquele jeito bate e assopra dela. Em seguida, somos apresentados à fogosa Blanche, cujo nome e características principais foram retiradas diretamente da inesquecível Blanche DuBois, de Um Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Williams (adaptado para o cinema por Elia Kazan como Uma Rua Chamada Desejo), ou seja um mulher que não vive exatamente na realidade e está sempre procurando algo mais e, no piloto, esse algo mais é um novo marido, que empresta o título ao episódio e que leva a uma crise interna potencializada por Rose que fica extremamente preocupada porque isso pode significar que ela e Dorothy ficarão sem lugar para morar. Para encerrar a quadra protagonista, eis que Sophia, mãe de Dorothy, aparece por ali dizendo que seu lar de idosos pegou fogo e basicamente se acomodando na casa sem pedir permissão para ninguém, além de soltar seus petardos indelicados, mas bastante realistas, no exato estilo que se espera de uma siciliana que passa o tempo todo de cara amarrada.
Com isso, o episódio inicial que, não sem querer, ganhou aclamação na TV americana à época, passa voando. Ver as quatro atrizes vivendo seus papeis sem dúvida carregados de caricatura, mas também de muita ternura, amizade, amor e inteligência é um prazer incrível, daqueles que dá vontade imediata de emendar nos seguintes até esgotar os 179 seguintes dessa sensacional série que não se limita a fazer comédia, mas sim a lidar de maneira bem-humorada com seu tema principal: o envelhecimento. É Rose, com uma Betty White absolutamente encantadora, que marca esse tom, já que, em seus diálogos cheios de sabedoria, apesar do enquadramento de sua personagem como a mais “limitada” das quatro, ela diz temer ficar sozinha e que a amizade construída naquela casa é, basicamente, o que há de mais importante na vida dela.
The Engagement é, sem sombra de dúvidas, um belíssimo começo de uma inesquecível série que é capaz de encantar e envolver os espectadores desde os primeiros segundos de projeção. Amizade, amor e companheirismo retratados com esperteza, comicidade, relevância e, principalmente, com o joie de vivre inimitável dessas quatro senhorinhas que marcaram e ainda marcam época.
As Super Gatas – 1X01: The Engagement (The Golden Girls – EUA, 14 de setembro de 1985)
Criação e desenvolvimento: Susan Harris
Direção: Jay Sandrich
Roteiro: Susan Harris
Elenco: Beatrice Arthur (Bea Arthur), Betty White, Rue McClanahan, Estelle Getty, Charles Levin, Frank Aletter, Meshach Taylor, F. William Parker
Duração: 26 min.