O presente compilado traz 2 contos do livro O Misterioso Mr. Quin, de Agatha Christie, publicado originalmente no Reino Unido em 1930. No Brasil, a coletânea já foi lançada pela Nova Fronteira, pela L&PM Pocket. Em 2022 (a edição mais recente em relação ao momento de escrita desta crítica, em julho de 2023), saiu pela Harper Collins Brasil.
Neste livro, Agatha Christie, brincou com figuras bastante caras a ela desde a sua infância: Arlequim, Pierrô e Colombina, fazendo joguinhos de mistério centrados na figura do Sr. Quin (que é uma alusão, claro, ao Arlequim). A versão que a autora resolveu personificar em seu livro é a da abordagem inglesa para o personagem, que surgiu na Commedia Dell’arte italiana do século XVI. Nesta versão, o Arlequim tem poderes mágicos e traz mudanças de cenário com um toque de comédia. Ele se veste de maneira peculiar e consegue manipular o jogo nos cenários onde surge. Além dele, outra figura de destaque é a do Sr. Satterthwaite, um observador arguto que adora bisbilhotar a vida alheia e fica impressionado quando encontra o Sr. Quin.
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A Voz na Escuridão
Este The Voice in the Dark é um daqueles contos da Rainha do Crime que nos faz desacreditar que realmente tenha sido escrito por ela. No início da narrativa, Mr. Satterthwaite está na Riviera Francesa (ele é milionário, então está sempre de férias, curtindo coisas caras e encontrando-se com dondocas e riquinhos) ao lado de Lady Stranleigh, alguém que ele conhece desde a juventude. Ele classifica a colega como “linda, sem escrúpulos, completamente insensível, interessada apenas em si mesma“, descrição que fará muito sentido em um momento posterior da narrativa. É um drama familiar tenso, com uma primeira parte e um desenvolvimento que, mesmo não sendo de alto nível, é interessante.
Quando um assassinato acontece e quando o problema da filha de Lady Stranleigh fica aparentemente impossível de resolver (havendo até uma sessão espírita que traz informações que mais ninguém poderia saber, além de Satterthwaite), temos o ponto alto do texto, por conta da intriga que causa. O leitor imagina como a questão sobrenatural fará sentido na história, e como os personagens irão alcançar os seus objetivos, sendo compensado por boas cenas, durante o processo de “investigação”. Mas a parte final da aventura é simplesmente horrenda.
É uma conclusão que mistura moralismo condescendente, conveniência dramática, Deus Ex Machina e uma irritante mistura de situações do passado dos personagens. Uma maneira nada divertida de se resolver um enredo desses, e com uma participação muito ruim de Mr. Quin na história — a única coisa muito legal envolvendo-o aqui, é que ele volta para a Estalagem Losango & Guizos, lembrando-nos de uma das narrativas com atmosfera mais interessante deste compilado.
- Publicado no Volume XX, Número 1 da revista pulp estadunidense Flynn’s Weekly, em 4 de Dezembro de 1926.
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O Rosto de Helena
No início de The Face of Helen, Mr. Satterthwaite está na Royal Opera House, em Covent Garden. Por não gostar de Cavalleria Rusticana, ele chega atrasado deliberadamente ao concerto, para ver apenas Pagliacci. É nesse momento que ele se encontra com Mr. Quin, e Agatha Christie aproveita o encontro para lançar todas as sementes instigantes da história. Os conhecidos avistam, nesse intervalo, uma cabeça feminina com um cabelo perfeito, e depois, o rosto contagiante dessa mulher. Estamos diante de uma história de amor, com várias pitadas de melodrama e um desfecho trágico, de trato moralista. Muitas histórias românticas da autora — especialmente no pré-guerra — possuem esse caminho, mesmo as que trazem um desenvolvimento exemplar e só erram no desfecho (como O Homem que Veio do Mar, dessa mesma coletânea). Por sorte, a apresentação do romance e todos os meandros do enredo são instigantes e prendem o leitor. Existe apenas uma questão simplória demais ao final, que mina um pouco a qualidade da obra.
O encontro de Satterthwaite com Mr. Quin, nessa história, é muito bom. Mantém aquela faceta casual e sempre cheia de mistério. Nessa ocasião, o “radar de tragédias” alimenta o ego de Satterthwaite, preparando-o para o desafio que terá a seguir. A autora chama atenção desde o início para o fato de que o homenzinho capaz de resolver mistérios é muito observador e um bom leitor de personalidades. Mr. Quin também fala isso, e mais de uma vez. Pois bem, é justamente a capacidade de observação de Mr. Satterthwaite que salva a bela “Helena de Troia” da história de um fim terrível.
Todos os aspectos, da introdução ao desenvolvimento de O Rosto de Helena, me agradam, e não tenho praticamente nenhum problema com a escrita da autora, nem com os diálogos ou com a costura das pistas para o mistério do conto. Meu impasse com essa aventura vem no último encontro do protagonista com Philip Eastney, que é um gênio, um herói de guerra, um apreciador de música e alguém inteligentemente violento. O derradeiro diálogo entre os dois homens me soa estranho, parece acelerar demais as coisas e quebrar a empolgação do leitor com o clímax de momentos antes. Quanto ao ponto moralista, confesso que não me incomodou aqui. Achei o destino do candidato a assassino condizente com a atmosfera do conto e feito de maneira sutil o bastante para tornar-se perfeitamente orgânica. É moralista? Sim, é. Mas é perfeitamente compreensível e aceitável nesse cenário.
Em tempo: achei muito legal a volta do restaurante Arlecchino, que apareceu pela primeira vez lá no conto O Sinal do Céu. É bacana essas tramas que se passam em momentos diferentes, mas que trazem uma curiosa interação espacial (ou de outras características para além de Mr. Quin) entre elas. É uma outra forma de amarrar uma coletânea de contos como esta.
- Publicado na edição #240 da The Story-Teller (revista pulp do Reino Unido), em Abril de 1927.
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O Misterioso Mr. Quin (The Mysterious Mr Quin) — Reino Unido, 14 de abril de 1930
Autora: Agatha Christie
Edição original: William Collins & Sons
Edição lida para esta crítica: Harper Collins Brasil, 2022
Tradução: Samir Machado de Machado
Arte da capa original: Thomas Derrick
Arte da capa brasileira: Túlio Cerquize
290 páginas