Home Colunas Cobertura | 46ª Mostra SP (2022)

Cobertura | 46ª Mostra SP (2022)

Nossa cobertura da Mostra em 2022.

por Luiz Santiago
50 views

Nos parágrafos abaixo, eu trago o texto oficial da 46ª Mostra SP, publicada no site oficial do evento, comunicando todos os aspectos relacionados a este ano de exibições.

O muralista paulistano Eduardo Kobra criou a imagem da 46a Mostra: uma garota que alcança a lua emblemática do filme Viagem à Lua (1902), de George Méliès. Kobra, por sua vez, é retratado no documentário de Lina Chamie, Kobra Auto Retrato, apresentado na seleção deste ano. A imagem de sonho acalenta os tempos conturbados que o mundo atravessa e que estarão refletidos nos mais de 230 filmes a serem apresentados”.

No parágrafo seguinte, o comunicado oficial diz o seguinte: “Em um ano decisivo para o país, a Mostra apresenta uma grande seleção de filmes brasileiros de cineastas consagrados e novos diretores. E ainda dentro da Mostra Brasil haverá dois recortes reflexivos: Olhares Sobre a Amazônia e Olhares Sobre a Fé. O cinema brasileiro também se faz presente no Prêmio Humanidade da 46a Mostra, que será entregue para a diretora Ana Carolina que, com suas imagens exuberantes, invadiu o cinema brasileiro de supetão. Serão exibidas a sua trilogia composta por Mar de Rosas (1977), Das Tripas Coração (1982) e Sonho de Valsa (1987), e seu mais recente longa- metragem, Paixões Recorrentes“.

Revisitamos a história do nosso cinema com a apresentação das cópias restauradas dos filmes Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), A Rainha Diaba (1973) e Agulha no Palheiro (1953), esse último com uma sessão especial com a presença da atriz e cantora Dóris Monteiro, homenageada do ano com o prêmio Leon Cakoff. E ainda para destacar a importância da história do cinema mundial, apresentamos as aguardadas cópias restauradas de dois filmes de Jean Eustache: A Mãe e a Puta (1973) e Meus Pequenos Amores (1974). E do Tajiquistão receberemos o clássico Bratan (1991), de Bakhtyar Khudojnazarov, também restaurado.

Mas a Mostra exibe principalmente o que há de mais novo e significativo no audiovisual internacional: trabalhos de diretores consagrados e de novos autores, com obras vindas de mais de 60 países. Serão apresentados os ganhadores dos festivais de Cannes, Berlim e San Sebastián; além de filmes premiados em vários outros festivais como Veneza, Locarno e Sundance. Grandes cineastas que já estiveram presentes em outros anos da Mostra enviarão os seus novos trabalhos. Entre eles, estão Marco Bellocchio, Aleksandr Sokurov e Jafar Panahi, que recebeu o prêmio do júri em Veneza, mas que infelizmente continua na prisão do seu país. Dois realizadores que nos deixaram neste ano terão filmes exibidos em sua homenagem: Jean-Luc Godard é protagonista do filme Até Sexta, Robinson, de Mitra Farahani, e Arnaldo Jabor será homenageado com a apresentação de Eu Te Amo (1981)..

.

Aftersun

Charlotte Wells, 2022

Mar de Rosas

Ana Carolina, 1977

O Filme da Escritora

Hong Sang-soo, 2022

Com Amor e Fúria

Claire Denis, 2022

Nada de Novo no Front

Edward Berger, 2022

Dias Ardentes

Emin Alper, 2022

Belas Criaturas

Guðmundur Guðmundsson, 2022

Paterno

Marcelo Lordello, 2022

Triângulo da Tristeza

Ruben Östlund, 2022

Bardo

Alejandro G. Iñárritu, 2022

Armageddon Time

James Gray, 2022

Noites Alienígenas

Sérgio de Carvalho, 2022

Deus e o Diabo na Terra do Sol

Glauber Rocha, 1964

Regra 34

Julia Murat, 2022

Sem Ursos

 Jafar Panahi, 2022

Carvão

Carolina Markowicz, 2022

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais