Mais uma vez chegamos a um novo Entenda Melhor carregado de spoilers! Agora é a vez de abordarmos os easter-eggs do (terrível) novo filme do Quarteto Fantástico (cuja crítica vocês podem encontrar bem aqui), que ninguém parece conseguir acertar nas telonas. Não temos tantas referências como em Homem-Formiga ou Vingadores: Era de Ultron, mas não estamos falando da Marvel Studios, é claro. Como sempre, esse é um artigo tanto nosso quanto de vocês, portanto se perceberam algo que não se encontra aqui, por favor, nos digam e iremos acrescentar à lista – com os devidos créditos, é claro.
Agora vamos revisitar alguns aspectos do filme.
1. Universo Ultimate
Esse daqui não é nenhum segredo! O filme todo foi baseado quase que unicamente no universo Ultimate, com boa parte do roteiro permanecendo quase igual primeiro volume (especialmente os primeiros minutos). Pena que não seguiram mais a risca o material fonte ou o resultado teria sido infinitamente melhor.
2. Fantasti-Carro
Logo no início do filme, o jovem Reed está sendo atacado incessantemente pelo seu professor, que busca minar toda a criatividade e genialidade do menino. Nesse momento, o cético menciona a criação de um carro voador. Para quem conhece o Quarteto mais a fundo certamente irá lembrar do Fantasti-Carro (Fantasti-Car), que faz sua aparição em inúmeras edições (inclusive nas mais recentes) do grupo, além de ser uma espécie de marca registrada do Quarteto.
3. Terra para Reed
E o professor ataca novamente! Qualquer um que conheça minimamente a história do Quarteto sabe que sua primeira origem, no universo Marvel comum, conhecido como Terra-616, foi provocada em uma viagem pelo espaço, ao serem atingidos por raios cósmicos. Em um momento de distração, no filme, Richards é chamado a atenção com o clássico “terra para Reed”, claramente referenciando os quadrinhos originais.
4. Logo da Fox
Assim como em Dias de um Futuro Esquecido, o logo da Fox sofre com uma pequena brincadeira. Dessa vez, ao invés do X, o F demora mais a desaparecer. Não preciso explicar mais, não é?
5. Baxter building
O edifício Baxter, onde fica o laboratório no qual a viagem interdimensional é desenvolvida, que ainda não tem um 4 gigante em seu topo, segue um design praticamente idêntico ao dos quadrinhos originais.
6. Harvey Allen
O primeiro vilão do Quarteto Fantástico, o Toupeira, se chama Harvey Elder. No filme, o político que tanto perturba o Dr. Storm e os quatro jovens é chamado de Harvey Allen e certamente traz alguns traços bastante similares ao inimigo do grupo.
7. Super Mario
O carro de Johnny Storm tem pendurado em seu retrovisor uma flor de fogo de Super Mario (algo que aparecera no trailer antes). Não requer maiores explicações, não é? Todo mundo aqui já jogou Mario, não é?
8. Prisão 42
Um certo Doutor Destino (ou jovem revoltado Destino) fala que a outra dimensão será usada pelos militares para mandar presos para lá. Adivinham o que acontece na famosa saga da Marvel Guerra Civil? Exatamente isso! E ainda tem mais, pois quem utiliza a Zona Negativa como uma prisão de super-seres que não concordam com o Ato de Registro é ninguém menos que o próprio Reed Richards, que fica do lado de Stark durante o conflito.
Mas calma, pois isso não quer dizer, de forma alguma, que haverá menção ao Quarteto Fantástico em Capitão America: Guerra Civil e nem que há algum tipo de conexão entre uma coisa e outra. Ou será que há?
9. Tá na hora do pau
A famosa frase do Coisa faz duas aparições no filme. Primeiro, seu irmão (era seu irmão?) diz isso antes de bater no pobre jovem Grimm e, depois, o próprio Coisa decide utilizar a frase antes de acabar com o Doutor Destino.
10. Central City
O local onde os quatro são enviados no final do filme é também o nome da cidade onde eles primeiro atuam, lá atrás nos quadrinhos originais. Isso antes, é claro, de serem transferidos “magicamente” pelo sr. Stan Lee para Nova York.
11. Latvéria
Essa é bem óbvia, mas é nosso dever listar: a Latvéria, lar de Victor von Doom, o Doutor Destino, é mencionada no filme duas vezes e vista na lista de pessoas a serem recrutadas por Franklin Richards. É algo completamente desnecessário no filme e só está por fan service, mas está lá de toda forma.
12. Planeta Zero ou Zona Negativa?
Chamaram o tal planeta para onde vão os viajantes interdimensionais de Planeta Zero. Total falta de criatividade, não é mesmo? De minha parte, chamá-lo-ei de Zona Negativa, pois essa é a dimensão que dá os poderes ao Quarteto no universo Ultimate, que serviu de base para o filme (vide 1 acima) e de onde saiu um dos vilões dos heróis, o Aniquilador, sendo muito relacionada com Reed e companhia.
Por que não usaram Zona Negativa? Provavelmente porque Planeta Zero é muito mais bacana…
13. Nintendo 64
Quem viu a pilha de consoles Nintendo 64 usada como processador na máquina interdimensional do pequeno Reed Richards levanta a mão!
—
Então, faltou alguma coisa? Basta comentar abaixo!