Essa temporada passa uma sensação de dois em um, pelo fato de ter uma marcação de lapso de tempo definida pelo antes da Terra do Nunca e o depois. Com os personagens principais bem definidos, a história de cada um ganha uma reviravolta. O bem vence o mal até certo ponto e a magia se torna mais presente e visível nos episódios. A única grande mudança no formato do roteiro é essa divisão em duas partes de uma história continuada. Os personagens que surgem são cada vez mais bem construídos e o histórico deles bem interessante.
As intensas aventuras na Terra do Nunca servem para instigar a coragem de Emma. Para salvar o filho, ela resolver enfrentar os sentimentos mais secretos que esconte. Um deles se baseia em aceitar o fato de que ela faz parte dos garotos perdidos, porque ela não consegue evitar o fato de que foi orfã durante a maior parte da vida dela. Outro se baseia em abraçar a mágica dentro dela e aprender com Regina a controlar esse poder branco que corre por suas mãos.
O retorno à Storybrook acontece com certa facilidade depois de uma longa jornada em busca do paradeiro de Henry. No entanto, uma reviravolta promete arrastar essa cidade e todos os habitantes de volta para a Floresta Encantada. Na tentativa de salvar Henry, Regina se despede de Emma e do filho para voltar à terra na qual ela é a Rainha Má.
O fusca amarelo volta a deixar a cidade de Storybrook. Esse e outros símbolos da série são enfatizados nessa temporada. A jaqueta vermelha de Emma é desenterrada do armário, agora um pouco mais sensual, com direito a saltos altíssimos.
Em uma clara referência à franquia De Volta Para o Futuro, Emma e Hook são levados de volta para o passado. O livro de Henry é o termometro que indica o quanto o futuro foi alterado pelas ações que eles praticam.
Em um dos melhores episódios da série, Emma finalmente resgata a sensação que nunca conheceu de viver na Floresta Encantada como ela era na época em que existiam cartazes de procura-se com o desenho da Branca de Neve. Assim, como no filme que marcou a carreira de Michael J. Fox, a história se baseia no encontro dos pais de Emma e as repercussões que qualquer intromissão possa causar na história do Principe Encantado e da Branca de Neve.
Os macacos voadores dão uma ideia de quem está por vir em Storybrook. A bruxa verde de inveja está bem longe de Oz. A personagem da Bruxa Malvada do Oeste consegue sustentar bem a trama por alguns episódios consecutivos. Essa temporada é definitivamente a mais rica em conteúdo e personagens. A mais nova personagem da Disney foi adicionada à trama, retirada de Frozen: Uma Aventura Congelante. O que fecha a temporada com o aviso de aguarde.
Once Upon a Time – 3ª temporada (EUA, 2013)
Diretor: Diversos
Roteiro: Diversos
Elenco: Ginnifer Goodwin, Jennifer Morrison, Lana Parrilla, Josh Dallas, Jared Gilmore, Robert Carlyle, Emilie de Ravin
Duração: 946 min.