Devagar e sempre, Nick Park e a Aardman Animations criaram um pequeno império de animação stop-motion (do subtipo claymation) a partir do lançamento do curta-metragem Wallace & Gromit: Dia de Folga, em 1989, que apresentou ao mundo ao inventor cabeça de vento Wallace e ao seu fiel e muito prático cachorro Gromit e que gerou outros curtas, longas, séries de TV e diversos derivados. Wallace & Gromit: Avengança – o subtítulo é um esperto trocadilho em português que se esforça para fazer a mímica do também esperto trocadilho do subtítulo original – é, por incrível que pareça, apenas o segundo longa da franquia, seguindo Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais, de 2005, que levou o Oscar de Melhor Animação, e a primeira obra com os personagens desde 2008, quando Wallace & Gromit: Uma Questão de Miolo e Morte chegou às telinhas.
Para todos os efeitos, Avengança é uma “continuação” do segundo curta da série, Wallace & Gromit: As Calças Erradas, de 1993 (que, vale dizer, levou o Oscar de Melhor Curta em Animação) em que a dupla captura o ardiloso e sinistro pinguim disfarçado de frango Feather McGraw e impede o roubo do Diamante Azul. Quando o longa começa, vemos um prelúdio passado “anos atrás” em que McGraw é entregue à polícia por Wallace e Gromit, é julgado, condenado e encarcerado no zoológico local. Cortando para o presente, vemos Wallace (Ben Whitehead dando voz ao personagem pela primeira vez em um filme completo, depois da aposentadoria e falecimento de Peter Sallis) revelando a Gromit sua mais recente invenção, Norbot (Reece Shearsmith), um gnomo de jardim autômato, com inteligência artificial, capaz das mais sofisticadas tarefas, ainda que de gosto duvidoso, como transformar o belíssimo jardim do simpático cachorro em uma espécie de escultura modernista fria e distante, o que imediatamente faz com que os vizinhos queiram os serviços da criaturinha assustadora para a alegria de Wallace e total frustração de Gromit. Paralelamente, o chefe de polícia Albert Mackintosh (Peter Kay) revela que seu último ato oficial antes da aposentadoria será inaugurar uma exposição no museu em que o Diamante Azul será novamente mostrado.
Essa é, claro, a combinação astral ideal que Feathers McGraw esperava para colocar em movimento sua “avengança” contra Wallace e Gromit e, de quebra, roubar o diamante novamente, plano que começa com o controle total de Norbot, transformando-o em um particularmente eficiente capanga que causa o caos na vida dos protagonistas e de toda a cidade. Todas as características mais importantes da franquia Wallace & Gromit estão deliciosamente presentes no longa, das invenções mais surrealmente engraçadas de Wallace, passando pela perfeita consciência de Gromit do quanto aquilo tudo dará errado e chegando às muito bem trabalhadas referências às mais diversas obras da cultura pop, com especial destaque, aqui, para o “estilo Cabo do Medo” com que McGraw é retratado, como Norbot bebe da franquia Brinquedo Assassino e outros filmes posteriores com premissa semelhante, além de um sem-número de piscadelas aos mais variados filmes, de Aliens – O Resgate a O Abominável Dr. Phibes, passando por James Bond e assim por diante.
Ao mesmo tempo, Avengança fica de pé facilmente por seus próprios méritos, com uma aventura que satiriza nossa dependência de tecnologia – é hilário como Wallace sequer se lembra como um bule de chá funciona quando ele, a certa altura, perde todos os seus badulaques eletrônicos – e costura uma ótima história de vingança de um improvável, mas sensacional arquivilão silencioso. Com exceção do uso um pouco aquém do esperado que o roteiro de Mark Burton faz do chefe de polícia e da policial novata Mukherjee (Lauren Patel), tudo funciona à perfeição, com a costumeira animação em stop-motion sendo obviamente o destaque absoluto, um verdadeiro oásis em um deserto criativo que parece viver apenas de computação gráfica, mas com o roteiro também funcionando muito bem na construção de todas as circunstâncias que levam à convergência de Feathers McGraw e seus minions com Wallace e Gromit em um clímax que não deixa nada a desejar aos melhores filmes de ação.
Wallace & Gromit: Avengança é o triunfal retorno de Nick Park e da Aardman aos seus personagens clássicos depois de uma ausência beeeeem longa. Mas é como se o inventor excêntrico e o centrado beagle antropomórfico não tivessem tomado chá de sumiço desde 2008, pois eles estão na melhor forma possível, em uma aventura que, com toda certeza, agradará muito as crianças de todas as idades, inclusive as que já eram adultas quando o primeiro curta da franquia foi lançado. Que eles não demorarem a retornar!
Wallace & Gromit: Avengança (Wallace & Gromit: Vengeance Most Fowl – Reino Unido, 2024)
Data de lançamento no Brasil: 03 de janeiro de 2025
Direção: Merlin Crossingham, Nick Park
Roteiro: Mark Burton
Elenco: Ben Whitehead, Peter Kay, Reece Shearsmith, Lauren Patel, Diane Morgan, Muzz Khan, John Sparkes, Adjoa Andoh, Lenny Henry
Duração: 82 min.