Home FilmesCríticasCatálogos Crítica | Atração Mortal (1989)

Crítica | Atração Mortal (1989)

Um clássico cult imperdível dos anos 80, que há 35 anos se mantém como um ótimo exemplo de representação da adolescência.

por Vitória Thomaz
2,3K views

Atração Mortal, ou em seu nome original, Heathers de 1989 é um dos clássicos dos anos 80 que valem muito a pena serem assistidos até os dias de hoje. A influência desse filme em outras obras seguintes é notória. Muito antes de As Patricinhas de Beverly Hills e Meninas Malvadas, a atriz Winona Ryder era a estrela de um drama adolescente repleto de um humor ácido e reflexões sobre a juventude.  

Em Atração Mortal, Winona Ryder interpreta Veronica Sawyer, uma jovem que convive com três patricinhas, todas chamadas Heather. A função única das Heathers é serem adoradas por todos a sua volta e se sentirem superiores aos outros alunos. Quanto mais Veronica Sawyer passa a se envolver com as meninas, mais ela despreza os seus comportamentos, e sente-se tomada por um ódio e vontade de matá-las. Mas esse desejo de Veronica só existe em sua mente, até que em certo momento ela encontra Jason Dean, interpretado por Christian Slater, e é a partir desse encontro que essa história adolescente começa a ficar sombria.

Jason e Veronica Sawyer começam a se envolver romanticamente, mas os pensamentos perturbadores de Jason sobre a sociedade e a escola revelam sua psicopatia. Após uma briga entre Heather Chandler (Kim Walker) e Veronica em uma festa, Jason manipula Veronica para envenenar Heather com desinfetante, garantindo que poderiam encobrir o crime como um suicídio. Embora Veronica não concorde com a ideia, ela tenta pregar uma peça em Heather, planejando dar-lhe uma bebida que a faria vomitar. No entanto, por engano, Veronica acaba pegando a bebida errada, resultando na morte acidental de Heather Chandler. A partir desse primeiro assassinato, o filme oferece uma crítica sobre como o suicídio é percebido, especialmente na adolescência.

Durante sua vida, Heather Chandler era conhecida por praticar bullying contra os colegas, sem que nenhum adulto ou professor tentasse impedir. No entanto, após sua morte, ela passou a ser vista como uma figura com sentimentos profundos, sendo até adorada por muitos. Isso irritou profundamente Veronica Sawyer, que conhecia bem a verdadeira natureza de Heather e como ela realmente tratava os outros.

As mortes não param por aí. Depois que Kurt e Ram espalham mentiras sobre Veronica, Jason Dean decide que eles também devem morrer e convence Veronica a ajudá-lo. Heather, Kurt e Ram eram adolescentes extremamente populares em suas escolas, e, após suas mortes, a popularidade e a atenção que recebem só aumentam. O filme parece criticar a maneira como as pessoas só são realmente vistas e valorizadas após a morte. Com tantos “suicídios” acontecendo ao mesmo tempo, esse se torna um problema recorrente e debatido por pais e professores que sentem medo de seus filhos seguirem o mesmo caminho.. mas o que a obra também critica é a maneira como os adultos, na visão dos adolescentes, não os compreendem e não sabem lidar com esse assunto.

A maneira como o filme aborda temas relacionados à juventude pode ser considerada polêmica por alguns espectadores mais sensíveis. O humor ácido de Heathers pode não agradar a todos, mas para aqueles que entenderem a mensagem que o filme transmite, irão se divertir com sua excentricidade. Ao contrário de Jason, que não demonstra remorso pelos assassinatos, Veronica começa a questionar se o que estão fazendo é realmente certo. Ao longo do filme, ela registra seus pensamentos em um diário, permitindo que o público observe a complexidade de sua mente. Em certo ponto, ela escreve de uma forma trágica e cômica: “Querido diário, minha rebeldia angustiante de adolescente tem uma contagem de corpos. O suicídio deu profundidade à Heather, uma alma para Kurt e um cérebro para Ram. Não sei o que me deu, mas não me controlo quando estou com JD. Vamos para o baile ou para o inferno?”

Heathers é repleto de boas sacadas e momentos engraçados, a obra consegue discutir sobre temas delicados como bullying escolar, saúde mental, juventude, amizades, relacionamentos amorosos e suicídio de uma maneira única. O filme é incrível em representar a adolescência e suas angústias e “rebeldias” de uma forma muito inteligente. Outros pontos fortes do filme além de seu humor se dá pela ótima atuação da dupla protagonista. Winona Ryder e Christian Slater são ótimos no papel do casal protagonista e se Atração Mortal fosse lançado nos dias de hoje com certeza eles seriam os “queridinhos” pelos adolescentes. O visual único e icônico dos anos 80 também é muito divertido de acompanhar, o filme é muito colorido e parte dessa cor está nas roupas dos personagens. Veronica Sawyer e as Heathers vestem roupas cheias de personalidade e cores e é bastante interessante visualmente reparar nesses figurinos.

Este clássico cult dos anos 80 é indispensável para a lista de cinéfilos e curiosos, especialmente para aqueles que apreciam filmes adolescentes que fogem do convencional. Heathers oferece uma narrativa que se distancia do típico “sonho americano” e, em vez disso, entrega humor, críticas afiadas e ótimas reflexões.

Atração Mortal (Heathers – EUA, 1989)
Direção: Michael Lehmann
Roteiro: Daniel Waters
Elenco: Winona Ryder, Christian Slater, Kim Walker, Lisanne Falk, Shannen Doherty, Lance Fenton, Carrie Lynn, Jeremy Applegate, Patrick Labyorteaux, Jennifer Rhodes
Duração: 103 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais