Home Audiodramas Crítica | Crônicas dos Companions – 4X07: The Suffering

Crítica | Crônicas dos Companions – 4X07: The Suffering

por Luiz Santiago
11 views

Equipe: 1º Doutor, Vicki, Steven
Espaço: Piltdown, East Sussex e Londres
Tempo: 1912

Existem dois tempos nesta aventura protagonizada pelo 1º Doutor, Vicki e Steven. A primeira parte dela se dá logo depois de The Time Meddler, onde ele descobre a verdade sobre o Homem de Piltdown (fraude científica sobre o “elo perdido” entre o homem e o primata) e outra logo antes do arco Galaxy 4. Neste bloco, dois lugares são explorados, Piltdown e Londres, no ano de 1912, em meio às muitas manifestações de mulheres a favor do voto feminino, o famoso movimento sufragista britânico, para o qual Vicki é, sem querer, arrastada.

É claro que com essa premissa, o foco da aventura seria o movimento feminista, mas não tenho muita certeza se os caminhos escolhidos pela roteirista Jacqueline Rayner foram os melhores. É compreensível que a autora tenha abordar um lado mais extremo dessa “busca pelo empoderamento feminino” na maioria do texto, mas esse caminho acabou nublando coisas muito mais interessantes que poderiam surgir dessa luta. Aliás, nem precisava ser uma aventura totalmente voltada às manifestações e tentativa de alcançar o voto, este poderia ser o plano de fundo. De todo modo, a crítica feita pela vertente extrema é válida e encontra verdade em nossa sociedade. Mas por não ser a maioria, deveria ter sido colocada em segundo plano aqui.

Interessantíssimo o formato de dois companions narrarem uma história. Dá uma perspectiva mais emotiva, porque traz a visão de ambos, e isso é bonito, poque Vicki e Steven formavam uma ótima dupla. Claro que a vilã não precisava ser unilateral, com um rompante de consciência no fim da trama, mas tudo funciona bem, porque o foco central nunca é perdido, nem a química entre os companions e a presença às vezes cômica, às vezes austera do Doutor. Bem que poderia haver uma história — e pode ser dessa autora mesmo! — sobre algum dos focos das manifestações feministas, com essa dupla, não é mesmo? Fecharia bem o ciclo.

The Suffering (Reino Unido, Fevereiro de 2010)
Direção: Lisa Bowerman
Roteiro: Jacqueline Rayner
Elenco: Peter Purves, Maureen O’Brien

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais