Home Sem categoria Crítica | Crônicas dos Companions – 4X04: The Pyralis Effect

Crítica | Crônicas dos Companions – 4X04: The Pyralis Effect

por Luiz Santiago
13 views

Equipe: 4º Doutor, Romana II
Espaço: Nave Espacial Myriad
Tempo: 5500 (?)

O 4º Doutor parece ter sido “escolhido” para enfrentar consequências de coisas que ele mesmo ou que outras versões de sua persona fez. Dramas como As Raízes do Mal e The Face of Evil são um exemplo disso, e agora, mais um episódio para essa coleção de “consequências e consertos”: The Pyralis Effect. É dito que “O Doutor” que a civilização da nave Myriad conhecera tinha o”cabelo branco e estava acompanhado por três companions“, portanto, sabemos ser o 1º Doutor, ou em companhia de Susan, Ian e Barbara ou Vicki, Ian e Barbara.

A presente aventura traz essa civilização — um dia salva pelo Doutor –, mas que agora à beira da extinção. Para não sucumbir em um planeta consumido pela degradação da natureza (e mensagem ecológica é rápida), eles fizeram um programa de clonagem e estão e uma nave, em busca de um lendário obelisco, procurando “invocar” o Doutor para ajudá-los nesse momento difícil. O que eles não sabem é que o obelisco não contém uma energia apta para ajudá-los. Ao contrário.

Intercalando momentos de desespero, algumas mortes e difíceis decisões — sem contar a força psicológica do ambiente — o roteirista George Mann trouxe boa cenas de humor, com o Doutor procurando por suas jelly babies e, ao final, pedindo para que Romana ajudasse arrumar K9, pois ele queria encontrar um lugar onde poderia comprar mais. É uma aventura de salvamento e aprendizado, com um pouco de enrolação na segunda parte, mas ainda assim, bem divertida.

The Pyralis Effect (Reino Unido, outubro de 2009)
Direção:
Lisa Bowerman
Roteiro: George Mann
Elenco: Lalla Ward, Jess Robinson
Duração: 79 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais