Home TVEpisódio Crítica | Star Wars: The Bad Batch – 3X10 e 11: Crise de Identidade e Ponto Sem Volta

Crítica | Star Wars: The Bad Batch – 3X10 e 11: Crise de Identidade e Ponto Sem Volta

A ciência pode ser bem dramatizada.

por Davi Lima
448 views

volta

  • Há spoilers. Leiam, aqui, as críticas dos demais episódios da série. volta

Após O Prenúncio, mais uma dupla de episódios garante a qualidade da temporada com força. Crise de Identidade é um dos grandes episódios da série – um suspense e um drama bem agudo – e Ponto Sem Volta é bem direto em retomar estágios do começo da temporada de Omega em Tantiss, misturado com um drama de espionagem e de guerra ao mesmo tempo. Se O Prenúncio é valorizado pela presença de uma Jedi e tema da Força, esses dois episódios da semana devem ser valorizados por afunilarem para o final da temporada e tornarem o capítulo passado mais pé no chão em relação aos midclorians.

Semana passada a ação e uma personagem famosa conquistaram fácil o público, nos fazendo esquecer de algumas coerências narrativas importantes. Apesar disso, o episódio tanto mostrou a devoção e a transformação dos Clones pela Omega – ao ponto de irem contra a lógica e enfretarem uma Jedi a qualquer custo – como evidenciou de maneira mais direta que os midclorians na Omega tornam os Clones mais humanos por poderem também estar conectados com a Força. Mesmo isso não ter sido bem desenvolvido, tem o pontapé desse desgostoso tema scifi dos midclorians ser transitado para o drama dos Clones num encaixe melhor.

Os midloclorians são um assunto que destoa de como a Força é abordada. A mistura é possível, mas dentro do universo da Saga dificilmente se encaixa pelas maneiras que as narrativas dos temas são construídas. Então, se a discussão clônica é de seres científicos e racionais poderem ser emocionais e espirituais, os midclorians serem fortes na Omega é como se um tema biológico (clonagem) encontrasse outro tema biológico (midlclorians) e juntos se tornassem aos poucos mais humanizados. Ambos, assim, fazem parte da mitologia da Força que dá vida a todos os seres vivos pelo elo da natureza humana e seu crescimento natural e não natural.

Em Crise de Identidade essa junção fica mais tonificada. A doutora Emerie Karr é uma clone que passou pelo processo de crescimento. Quando ela diz para Nala Su que ela já foi criança vemos mais uma vez o legado de George Lucas, ampliado pelo Dave Filoni em The Clone Wars para desenvolver a história dos Clones, ficando ainda melhor cuidado em The Bad Batch. O capítulo é doloroso por evidenciar a cientista saindo do casulo imperial sem emoções e cada vez mais sendo oprimida a não sentir empatia pelos experimentos científicos. Os planos da animação criam essa dramaticidade, seja um ângulo mais aberto para mostrar a personagem sozinha, seja um plano mais fechado na cientista buscando expressar emoções diante das crianças usadas como cobaia pelo Império para Projeto Necromante.

Se esse episódio, que se passa em Tantiss, trabalha a dor de crianças presas e capturadas por caçadores de recompensa – como Cad Bane -, Ponto Sem Volta traz a dor de Omega ter que se entregar ao Império para evitar a dor de Pabu.  No começo do episódio nos importamos com aquela ilha, e as estratégias de invasão do Shadow Trooper de capturar Omega confrontam bem os nossos sentimentos de empatia com a região que o Esquadrão 99 conseguiu chamar de lar na segunda temporada.

Apesar dos fillers, a segunda temporada conseguiu reger bem a crise dos clones de parar, de não lutar, de apenas descansar. Nessa terceira temporada é o contrário. É uma fuga constante, é a perseguição ainda mais intensa contra Omega na mesma frequência de descobertas de como ela é importante para toda uma grande trama de Star Wars que envolve o Imperador.

Por fim, O Prenúncio pode ter trazido a Força e Ventress, mas parecia fugir do percurso que The Bad Batch faz com cuidado em se inteirar no canon. Esses dois episódios da semana amarram tudo de novo. Nos direcionam para o final da temporada (faltam ainda 4 episódios) e nos lembram de novo do legado de Star Wars, de tanto George Lucas dizer como as crianças são importantes para fazer a franquia permanecer e crescer. Elas são nosso ponto de contato com esse universo mais certeiro.

Star Wars: The Bad Batch – 3X10 e 11: Crise de Identidade e Ponto Sem Volta (Star Wars: The Bad Batch – 3X10 e 11: Identity Crisis and Point of No Return – EUA, 03 de abril de 2024)
Criação: Dave Filoni
Direção: Saul Ruiz (3X10), Nathaniel Villanueva (3X11)
Roteiro: Amanda Rose Muñoz (3X10 e 3X11)
Elenco: Dee Bradley Baker, Michelle Ang, Steve Blum, Corey Burton, Keisha Castle-Hughes, Seth Green, Jimmi Simpson, Stephen Stanton, Gwendoline Yeo, Shelby Young, Andy Allo, Ben Diskin, Daniel Logan, Wanda Sykes, Imari Williams
Duração: 25 min. (cada episódio)

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais