Home FilmesCríticasCatálogos Crítica | Invincible

Crítica | Invincible

Tragédia anunciada.

por Kevin Rick
1,3K views

Baseado em uma história verídica, o curta-metragem Invincible acompanha a trajetória de Marc-Antoine Bernier (Léokim Beaumier-Lépine), um jovem problemático que está encarcerado em um centro de detenção juvenil. Não sabemos as razões para o personagem estar nessa situação, mas é perceptível seu comportamento errático e delinquente que o colocou na prisão. Após passar um final de semana com sua família, o personagem precisa retornar para a detenção, mas eventualmente foge do local e está disposto a fazer qualquer coisa para não retornar.

Dirigido e escrito por Vincent René-Lortie, o curta é um retrato extremamente autêntico e visceral da mente autodestrutiva e perdida de um adolescente cheio de potencial na mesma medida que está afogado em raiva. O jovem ator Léokim faz um trabalho intenso e de certa forma gentil ao caminhar entre a fúria e a vulnerabilidade do personagem, encontrando pequenos momentos de diversão em meio a uma tempestade de conflitos internos que o intérprete transpassa com sutileza através das expressões a ponto de explodir do personagem, como se estivesse sempre guardando um grito.

O cineasta canadense captura com muita intimidade os percalços de Marc, com destaque para a composição de inquietude na sequência que o protagonista está preso. Os sentimentos do personagem são táteis através das lentes quase minimalistas de Vincent, que se aproveita da afabilidade de um mentor ou do humor de um amigo para representar a solidão do personagem quando aqueles a seu redor estão falando e tentando ajudar. Sua dor é narrada em palavras lindamente melancólicas quando Marc entoa sua tragédia anunciada.

Indicado ao Oscar de 2024, Invincible é um curta de certa forma simples, mas tão efetivo em seus temas universais e facilmente empáticos, dispondo de uma direção autêntica e lindamente íntima sobre uma história sem final feliz. No fim, é a arte tragicamente imitando a vida real.

Invincible — Canadá, 2022
Direção: Vincent René-Lortie
Roteiro: Vincent René-Lortie
Elenco: Léokim Beaumier-Lépine, Isabelle Blais, Ralph Prosper
Duração: 30 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais