Há spoilers. Leiam, aqui, as críticas dos demais episódios da série. Avançado
Quanto mais desconstrução das guerras clônicas, mais cenas de ação ágeis e mais Crosshair, The Bad Batch garante episódios célebres sobre o pós A Vingança dos Sith. Assim como foi em O Clone Solitário, em O Posto Avançado temos mais um arco do ex-integrante da Força 99, quebrando-o em relação a todas as suas certezas que fez na primeira temporada da animação. Se essa segunda temporada está a procurar uma missão para os outros protagonistas, Crosshair está perdendo sua mentalidade de missão pela missão, pelas ordens.
Nesse episódio há muita clareza sobre a nova etapa do Império: aposentar os Clones. Se antes a Força 99 de Crosshair eram os “anormais” para operação especiais, periféricos as missões mais comuns por serem dispostos ao descarte, agora todos os Clones são descartáveis para o Império. A figura de Mayday, um Clone com barba, indisciplinado quanto ao novo comandante, fugura um extremo de como o Império ignorou várias operações clônicas. O Outpost, local onde passa o episódio, é como uma ilha que mata constantemente náufragos, no caso os Clones. A missão de resgate de caixas do governo são meras desculpas para eliminar antigos Troopers.
O novo comandante, que lidera a operação de Crosshair, é averso a Clones, com voz fina reclamona e cabelo loiro. Um estereótipo de vilão alemão, como um nazista com mentalidade supremacista. Diante desse outro extremo, a irmandade de Mayday com Crosshair vai sensibilizando-o, em que o contraste entre o comandante “nazista” e o Clone à espera da morte vai matando a missão cega de um dos melhores atiradores. Durante o capítulo, quanto mais o CT-9904 passa por situações de quase morte – um mina, uma avalanche – mais ele se torna Crosshair, humano, um Clone vivo.
Dessa forma, Crosshair em O Posto Avançado se torna uma espécie de defensor dos Clones. Sua última atitude do episódio, o tiro no comandante, é um ato de rebeldia muito forte contra o Império. Não à toa, os últimos segundos do episódio o personagem parece torturado, preso aos cientistas imperiais. Um Clone descartado ainda pode ser precioso para se tornar uma máquina de matar imperial. De militante, Crosshair pode se tornar uma arma.
Por isso, sem dúvida um dos melhores episódios da temporada, e muito definitivo para a discussão dramática pós-guerra. Mesmo que haja alguns exageros nos extremos de caracterização de Mayday e o comandante do Império, para Crosshair é necessário impacto para que ele mude. Para um Clone que resolve tudo com um tiro, ele necessitava ver o quanto mais ele seguia ordens do Império mais descartável ficaria. Agora é esperar ele se reunir com os outros protagonistas, mesmo de forma maligna. Talvez esse seja o clímax da temporada.
Star Wars: The Bad Batch – 2X12: O Posto Avançado (Star Wars: The Bad Batch – 2X12: The Outpost – EUA, 8 de março de 2023)
Criação: Dave Filoni
Direção: Nathaniel Villanueva
Roteiro: Jennifer Corbett
Elenco: Dee Bradley Baker, Shelby Young, Keisha Castle-Hughes, Crispin Freeman, Max C. Hampton
Duração: 30 min.