Home TVEpisódio Crítica | Star Trek: Prodigy – 1X16: Preludes

Crítica | Star Trek: Prodigy – 1X16: Preludes

Como chegamos aqui...

por Kevin Rick
280 views

  • Há spoilers. Leia, aqui, as críticas dos demais episódios e, aqui, de todo nosso material sobre Star Trek.

Assim como o título do episódio indica, o décimo sexto capítulo de Star Trek: Prodigy envolve prelúdios e o passado de vários personagens. Considerando que a história começa com Diviner tentando relembrar os eventos que o levaram a chegar na nave de Janeway, é uma escolha meio irônica e de certa forma adequada contar a história de vários personagens da série, principalmente como os jovens da Protostar foram parar no trabalho escravo do começo da animação.

De um ponto de vista narrativo, porém, pode ser um pouco frustrante e claudicante termos um episódio inteiro sobre flashbacks, dando uma parada abrupta na aventura frenética que vinha acontecendo com os protagonistas fugindo da Frota e dos Romulanos. Sinto que os roteiristas não precisam ser tão didáticos e objetivos com o background dos personagens, talvez procurando maneiras mais orgânicas de apresentar os conflitos passados dos tripulantes (como fizeram com Dal no episódio passado), mas acabamos tendo uma história sobre contexto.

No entanto, não consigo parar de pensar que é um bom episódio para o público-alvo infantil aprender e descobrir mais sobre os párias nas pequenas montagens sobre como foram capturados e o que faziam antes. Vemos Rok e sua dificuldade de se desvincular de rótulos que foram postos em sua aparência em uma historinha bem charmosa. Também aprendemos sobre o sacrifício de Jakom Pog em uma montagem que é quase um esquete cômico, e sobre a curiosidade de Zero mesmo frente ao perigo. Existe uma certa fofura no fato deles aprenderem mais sobre si mesmos e como isso melhora a dinâmica familiar do grupo.

Apesar de muito contextual, dramaticamente preguiçoso e narrativamente estagnante, Preludes é superficialmente simpático em nos contar um pouquinho do passado desses personagens. Para não dizer que a história principal não anda, também temos um desdobramento interessante com Diviner e a nova co-antagonista, que parece bem perigosa e fanática. Também aprecio como Janeway está se tornando cada vez mais ativa na história e como finalmente sabemos um pouco do destino de Chakotay. Um mistério que ainda paira na minha mente é o passado de Murf, porém.

Star Trek: Prodigy – 1X16: Preludes | EUA, 01 de dezembro de 2022
Showrunners: Kevin Hageman, Dan Hageman
Direção: Sung Shin
Roteiro: Kevin Hageman, Dan Hageman (baseado na obra de Gene Roddenberry)
Elenco (vozes originais): Brett Gray, Ella Purnell, Jason Mantzoukas, Angus Imrie, Rylee Alazraqui, Dee Bradley Baker, Jimmi Simpson, John Noble, Kate Mulgrew
Duração: 24 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais