Home TVEpisódio Crítica | Rick and Morty – 6X07 e 08: Full Meta Jackrick e Analyze Piss

Crítica | Rick and Morty – 6X07 e 08: Full Meta Jackrick e Analyze Piss

Metalinguagem e mijo.

por Kevin Rick
1,7K views

Rick and Morty retornou do seu hiato na semana passada, mas acabei perdendo o prazo do episódio 07, então cá estamos com a crítica dupla dos dois últimos episódios lançados na sexta temporada, que tem apenas mais dois capítulos antes no final da temporada. Curiosamente, vem sendo um ano bem episódico, sem lidar com o cliffhanger do ano anterior (fora aquela resolução boba no episódio passado), tampouco aproveitando a trama com a versão antagonista do Rick. Veremos se o restante da temporada aguarda algumas surpresas da história principal. Por enquanto, tivemos mais duas aventuras soltas, uma bem fraquinha e outra com alguns elementos interessantes. Vale ressaltar que o retorno da arma de portais acabou com a característica contida que vínhamos tendo, o que é uma pena. Dado o contexto, vamos às críticas!

Full Meta Jackrick

6X07

A abordagem deste episódio carrega um dos elementos que menos gosto na animação: usar metalinguagem de qualquer jeito para soar inteligente e “espertinha”. Parece que os roteiristas do seriado utilizam referências narrativas e seus próprios erros como “piadas-desculpas”, sem realmente criar algum tipo de qualidade metalinguística. Aqui, vemos um episódio que Rick e Morty confrontam diferentes vilões que quebram a quarta parede e que são artifícios/arquétipos de como criar histórias.

A falta de reflexão é clara nesses acenos bobos para a audiência, mas é sobretudo o humor que me irrita. Tudo é explicado, mastigado e contextualizado para entendermos as piadas metalinguísticas. Falta uma sutileza ou uma sagacidade com o humor meta, sem falar que a comédia nunca se torna uma verdadeira autoparódia ou uma sátira. A própria zoação acaba sendo “bobinha” demais, como para soar “esperta” mesmo, do tipo: “olha aqui, estamos fazendo piadas da estrutura do show”.

A aventura em si também não convence, sem grandes momentos narrativos ou situações genuinamente cômicas. Tenho um certo apreço pela montagem, como as sequências dos créditos, e também de quando o humor se torna caótico, como no início com as piadas de “previously“. Existe o bastante para não ser necessariamente ruim, mas ainda é um episódio comicamente limitado, utilizando metalinguagem como muleta de uma falta de criatividade.

Rick and Morty – 6X07: Full Meta Jackrick (EUA, 20 de novembro de 2022)
Criação: Justin Roiland, Dan Harmon
Direção: Kyoung Hee Lim
Roteiro: Alex Rubens
Elenco: Justin Roiland, Chris Parnell, Spencer Grammer, Sarah Chalke
Duração: 22 min.

Analyze Piss

6X08

Mesmo não sendo abertamente um episódio metalinguístico, Analyze Piss tem uma narrativa muito mais sagaz para investigar a estrutura e características de Rick and Morty. Nosso cientista protagonista começa a refletir sobre os antagonistas ridículos que continuam aparecendo em sua rotina, decidindo até mesmo buscar terapia para entender os motivos disso continuar acontecendo e como deve proceder. Como resposta, Rick é aconselhado a ignorar seus vilões canastrões, o que não apenas resolve seus problemas, como também transforma Jerry em um herói improvável.

Rick fazendo terapia? Jerry agindo heroicamente? Nem parece uma premissa da animação, certo? Mas é isso que torna Analyze Piss uma história interessante, fazendo algumas mudanças para mostrar nossos personagens por diferentes ângulos e criar algum tipo de evolução narrativa. O principal elemento de qualidade aqui reside na investigação do próprio Rick. A animação sempre encontra ouro quando mostra o personagem para além de sua persona narcisista e caótica. Também é um roteiro perspicaz em tirar sarro do seriado em sempre criar vilões estúpidos do nada – viram como metalinguagem construída com inteligência é ótima?

As cenas com Rick indo até a casa do Mestre do Mijo, vendo o suicídio e lidando com as consequências da morte do personagem em uma mescla perturbada de sacrifício/egoísmo/culpa rende alguns dos melhores momentos da temporada até aqui, somado com as maravilhosas cenas nas sessões de terapia. Rick and Morty está em seu melhor quando assume o drama e um humor sombrio como abordagens principais – continuo defendendo que a animação deveria investir na trajetória de Bojack Horseman, e não de South Park e afins. A trama com Jerry tem lá suas reflexões, como o papel imponente do patriarca quando Rick não é um babaca controlador, mas acaba sendo muito paspalhona em contraste com os segmentos de Rick. O final, porém, é maravilhoso, demonstrando principalmente como Rick é narcisista e carente de atenção.

Rick and Morty – 6X08: Analyze Piss (EUA, 27 de novembro de 2022)
Criação: Justin Roiland, Dan Harmon
Direção: Kyoung Hee Lim
Roteiro: Alex Rubens
Elenco: Justin Roiland, Chris Parnell, Spencer Grammer, Sarah Chalke
Duração: 22 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais