Número de temporadas: 12
Número de episódios: 261
Período de exibição: 21 de setembro de 1993 a 1º de março de 2005
Há continuação ou reboot?: Não.
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Hill Street Blues marcou o começo da carreira de David Milch no audiovisual, já que ele escreveu no risco o premiado roteiro do primeiro episódio da terceira temporada e acabou como produtor executivo e showrunner da clássica série oitentista a partir de certa altura. No entanto, o criador da fantástica Deadwood nunca teve sorte em séries que tiveram gênese em sua mente, com a própria Deadwood sendo cancelada a destempo por um movimento imperdoável da HBO. Mas, entre uma coisa e outra, Milch criou NYPD Blue ou, como ficou conhecida por aqui, Nova Iorque Contra o Crime, que pode ser considerada como sucessora espiritual de Hill Street Blues e que, mesmo sendo série de TV aberta, ajudou a elevar a qualidade geral desse tipo de obra que propiciaria a chegada da indústria televisiva ao seu magnífico estado atual que vem firme e forte desde o final dos anos 90.
Pelo menos em termos de pilotos, é inevitável comparar Hill Street Blues com NYPD Blue ao ponto de eu muito sinceramente desconfiar que Milch fez algo proposital, uma verdadeira homenagem à série que serviu de trampolim para sua carreira, até porque o co-criador foi justamente Steven Bochco, também co-criador da série oitentista. Afinal, em linhas gerais, temos um drama que se passa em grande parte dentro de uma delegacia, com um personagem tendo problemas com sua esposa e outro sendo quase mortalmente baleado a determinada altura, exatamente o que vemos em Hill Street Station, o episódio piloto que chegara às telinhas americanas 12 anos antes.
Mas, claro, as semelhanças não insignificantes param por aí. Aquele fantástico caos de Hill Street Blues não está presente em NYPD Blue que segue uma estrutura mais familiar de certa forma inaugurada por Law & Order três anos antes, ou seja, mantendo o foco eminentemente em uma dupla de detetives parceiros, mesmo considerando os diversos personagens satélite que desde o piloto gravitam ao redor deles. Por outro lado, NYPD Blue assume infinitamente mais riscos do que a criação mais… digamos… domada de Dick Wolf, lidando pesadamente e sem firulas, logo de início, com assuntos complexos, como alcoolismo e lidando com uma dose bastante gráfica – para a época – de sexo. Isso, no começo dos anos 90 e, ainda por cima, na TV aberta americana, era algo impensável ao ponto de a série ter sofrido diversos boicotes em seu começo.
E é essa coragem de ser mais do que o básico exigido pelo tipo de televisão dominante na época que torna a série tão importante. Claro, ela parte de tropos do gênero, como o pareamento de Andy Sipowicz (Dennis Franz), um policial mais velho e autodestrutivo, com John Kelly (David Caruso), policial mais novo e obediente às regras que vê seu parceiro como seu mentor, mas o roteiro do Piloto manobra isso de maneiras inesperadas, primeiro basicamente transformando Sipowicz em um alcóolatra obsessivo em capturar um criminoso que faz uso de prostituas e não se importa em nada com sua carreira, literalmente mentindo para advogados e juízes e, depois fazendo com que Kelly basicamente seja um anjo vingador de seu colega, com ele mesmo vergando as regras.
Melhor ainda, o roteiro de Milch não simplifica as coisas, não busca resolver tudo em 50 minutos. Claro que, em linhas amplas, NYPD Blue, até para sobreviver por 12 temporadas, é inegavelmente uma série policial procedimental, usando a estrutura de caso da semana, mas, como o Piloto já estabelece, nem sempre o caso da semana será resolvido naquela semana, sangrando para as seguintes e criando uma continuidade que vai além do pano de fundo sobre a vida dos policiais que povoam a série. Ou seja, o que Milch tenta fazer é andar em um então ainda raro meio-termo, forçando uma maturidade à sua criação que só viria de verdade com o advento efetivo e firme dos canais a cabo com material próprio nos EUA puxados pelas mudanças na HBO a partir do final da década.
NYPD Blue é, de certa forma, o elo perdido, a série que, juntamente com um punhado de outras, marca o momento de transição entre a TV de consumo fácil e a TV mais sofisticada e complexa. David Milch soube construir em cima de ombros de gigantes e emprestar os próprios ombros para que outros criativos da área pudessem então erigir suas obras, com ele próprio aproveitando-se dos diversos momentos de evolução do gênero desde o começo da década de 80. Milch, no geral, pode não ter tido sorte com suas criações, mas a TV teve muita sorte em tê-lo nesse meio.
NYPD Blue (Nova Iorque Contra o Crime) – 1X01: Piloto (EUA – 21 de setembro de 1993)
Criação: David Milch, Steven Bochco
Direção: Gregory Hoblit
Roteiro: David Milch
Elenco: David Caruso, Dennis Franz, James McDaniel, Sherry Stringfield, Amy Brenneman, Nicholas Turturro, Sharon Lawrence, David Schwimmer, Robert Costanzo, Joe Santos, Daniel Benzali
Duração: 48 min.