Observado como entretenimento, Mensagem Para Você é mais uma das comédias românticas hollywoodianas que teve presença do protagonismo de Meg Ryan, atriz que ao lado das queridinhas Sandra Bullock e Julia Roberts, era parte da Santíssima Trindade deste gênero rentável nos anos 1990 e 2000, hoje transformado com as mudanças no campo dos relacionamentos sociais, tipo de narrativa que alcançou esgotamento e ainda precisa de uma retomada substancial, coisa que não aconteceu até 2022. Visto, por sua vez, pelo viés sociológico, esta produção aparentemente simplória é um ótimo recurso para refletirmos os impactos da virtualidade no âmbito dos relacionamentos amorosos. Lançado em 1998, a produção é de uma era anterior ao advento das redes sociais e aplicativos. Não tínhamos Instagram, Tinder, Grindr, Scruff, Badoo, Orkut, Facebook, nada disso, apenas as salas de bate papo on-line onde iniciávamos conversas que poderiam migrar para a troca de contatos telefônicos ou e-mails. É neste cenário que dois personagens se apaixonam.
Ela é Kathleen Kelly (Ryan), uma mulher excessivamente meiga, o arquétipo da boa garota das comédias românticas tradicionais. Seu nickname, isto é, apelido, na virtualidade, é “Shopgirl”. O candidato ao posto de par amoroso é NY152, definição on-line de Joe Fox (Tom Hanks). Eles se encontram numa sala, trocam mensagens, começam a dialogar por e-mail e dividir situações cotidianas que demonstram forte identificação de seus perfis. Nesta busca de alguém num terreno cheio de ilusões, a dupla carismática cria afeição mútua, indicando que tudo pode dar certo na junção futura de suas existências, o mote básico das comédias do tipo. É uma época prévia, também, ao 3G, 4G, rede wireless e outras modalidades do campo da tecnologia que se transformaram vertiginosamente nas últimas duas décadas.
Dirigido por Nora Ephron, a cineasta conhecida por ser a dama das comédias românticas cheias de estilo na época, Mensagem Para Você traz duas pessoas que sequer se encontraram fora da virtualidade, em momentos intensos de trocas de confidências, em diálogos sobre coisas em comum, sem sequer imaginar que no distanciamento da virtualidade, são concorrentes do mercado editorial. Nesta história que reflete sobre um dos pontos de vista do capitalismo, em linhas gerais, a guerra por domínios mercadológicos, ele é o dono de uma empresa que comercializa livros em conta, parte de um negócio lucrativo e massivo, como as suntuosas livrarias da contemporaneidade, amplas e vasta, que vendem de tudo. Ela, por sua vez, herdou a Loja da Esquina, empreendimento de sua mãe, um marco de sua infância, um lugar que trabalha com livros mais conceituais, feitos artesanalmente e, por isso, mais caros que o seu concorrente.
Assim, Shopgirl e NY152 precisarão enfrentar as adversidades da vida real para que possam estabelecer o mesmo esquema afetuoso desenvolvido no virtual. Adaptação da peça de Miklos Lászlo, anteriormente transformada nos filmes A Loja da Esquina e A Noiva Desconhecida, Mensagem Para Você é uma comédia romântica interessante, apenas longa demais em seus 119 minutos que se resolveriam em uma hora e meia. Com roteiro assinado pela cineasta que assume a produção, numa parceria com Delia Ephron, o filme estabelece um confortável clima natalino, com trilha sonora de George Fenton, direção de fotografia inspirada de John Lindley e design de produção caprichado de Dan Davis, setores que trabalham unificados para uma experiência estética gratificante, com poucos problemas dramáticos e uma discussão viável sobre os primeiros momentos da conectividade virtual estabelecendo relacionamentos.
Mensagem para Você (You’ve Got Mail – EUA, 1998)
Direção: Nora Ephron
Roteiro: Nora Ephron, Delia Ephron
Elenco: Tom Hanks, Meg Ryan, Greg Kinnear, Parker Posey, Jean Stapleton, Steve Zahn, Heather Burns, Dave Chappelle
Duração: 119 min