- Há SPOILERS deste episódio e da série. Leia aqui as críticas dos outros episódios. funeral
So what’s Frost saying she wants you to do? – Barry Allen
Como havia dito no texto da semana passada, Death Falls tinha muito mais direcionado o resto da temporada a partir da morte de Killer Frost do que dramatizado bem as emoções acerca da personagem. Por isso, Funeral for a Friend reforça o drama para que o falecimento de uma membra do Team Flash seja sentido por nós de alguma maneira. Seja com música da Billie Ellish, seja com câmera lenta de videoclipe melancólico, a diretora Vanessa Parise enxerga apenas um objetivo: fazer o público entender uma atmosfera de luto. Deu certo. Porém, há outras características nesse episódio da semana que ajudam a dar certo, até mesmo de uma maneira surpreendente.
Diferente de Death Falls, que confundiu união temática de ideias com redundância de frases de efeito, esse 14º episódio utiliza o mais evidente, o luto e a homenagem a Frost, para trabalhar os personagens de maneira repartida. Muito melhor que contar uma história fracionada para sempre voltar ao mesmo tema é fracionar diretamente a trama com os personagens, acumulando ideias semelhantes até chegar o funeral. Isso ajuda tanto no ritmo quanto cria algo didático para nós, com algo simples e efetivo. The Flash ganha muito quando faz o básico, em vista que o costume emocional está carregado há oito temporadas. Colocar o Joe de Jesse L. Martin para fazer um discurso familiar e introduzir o conflito do episódio sempre funciona, tanto pela boa atuação de Jesse quanto pelo personagem ser reconhecido por estar sempre certo.
É verdade que Funeral for a Friend perde a oportunidade de comentar algo do mundo dos super-herois, sobre eles não poderem parar para chorar a morte de parceiros de trabalho e sempre precisarem salvar a cidade. Isso é faiscado nos primeiros minutos e numa conversa entre Iris e Barry. Em compensação, a escolha do showrunner de pensar num episódio subdividido entre os personagens, com três roteiristas para variar tons dramáticos e cômicos que compõem um luto, (por incrível que pareça) entrega um pouco dessa necessidade de fragmentar o tempo para dar um período de descanso aos heróis e ao excesso de melodrama imprimido na atmosfera melancólica.
Porque The Flash chegou num patamar repetitivo de que tudo é explosivamente dramático, e esse episódio por meio do tema do funeral consegue trazer uma quebra de expectativa inteligente em direção aos ganchos para o percurso da 8ª temporada. Por isso, a divisão dos tempos de personagens com os nomes de cada um deles na tela, todos tentando homenagear Frost mediante o discurso de Joe, que propunha homenagens individuais como uma cura para a família Team Flash, abafa algo implícito, bem relacionado a Caitlin: o que Frost iria querer de fato após sua morte?
Quando Barry chega nessa pergunta para Caitlin há uma direção de confrontá-la, porque ela não queria ir ao enterro da irmã. Porém, com o gancho no final do episódio de que ela foi ao funeral com a intenção de pegar o cabelo de Frost e tentar revivê-la amarra tudo em Funeral for a Friend. A atmosfera do luto foca muito no Team Flash e pouco em Frost de fato. Em Death Falls a personagem entende que seu propósito era salvar Caitlin e que ela era sua alma. Logo, Barry estava certo em homenagear Frost indo atrás de Caitlin, mas era preciso entender Caitlin para entender Frost. Elas são um…e se Cailin está viva Frost ainda também pode viver.
No final, a partir do básico há uma sacada surpreendente na compreensão tanto de um luto quanto de Caitlin – uma personagem que está crescendo na temporada. Claro que o momento Chester e Allegra, ou o desaparecimento de Iris, são detalhes regulares e inferiores do episódio, mas ainda assim é um bom início para o final desse oitavo ano.
The Flash – 8X14: Funeral for a Friend — EUA, 11 de maio de 2022
Direção: Vanessa Parise
Roteiro: Gabriel Garza, Jeff Hersh, Jonathan Butler
Elenco: Grant Gustin, Candice Patton, Danielle Panabaker, Danielle Nicolet, Kayla Compton, Brandon McKnight, Jesse L. Martin, Susan Walters, Natalie Dreyfuss, Carmen Moore, Jon Cor, Rachel Drance
Duração: 43 min.